O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, lembrou que, “depois de um processo muito longo e difícil, conseguimos colocar o Varzim, tal como tive oportunidade de dizer no dia do seu aniversário, 25 de dezembro, na rota daquilo que é a resolução dos seus principais compromissos”.

O autarca esclareceu que “o Varzim conseguiu assinar um acordo de recuperação da sua dívida fiscal e da segurança social”. Desde o passado dia 25 de fevereiro, o clube tem “toda a sua situação fiscal regularizada e, portanto, está no uso de todos os seus poderes para poder ser ajudado por todas as instituições, nomeadamente, pelas pertencentes ao Estado, Câmara Municipal e Direção Geral do Turismo”.

Neste sentido, Aires Pereira revelou que, no que diz respeito à Câmara Municipal, “pusemos de pé o Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo, aprovado ontem em reunião de executivo e hoje formalizado fazendo a respetiva liquidação do mesmo com o Varzim Sport Club para que este possa cumprir todas as suas obrigações fiscais”, transmitiu.

Quanto à Direção Geral do Turismo, Aires Pereira explicou que, tendo o clube toda a sua situação fiscal resolvida, deverá receber “200 mil euros relativos aos anos de 2012 e 2013, bem como 100 mil euros de 2014, que normalmente é pago durante o mês de março”.

O Presidente da autarquia poveira informou que, “a partir de hoje, e para a época 2013/2014 está atribuído o respetivo subsídio no montante de 200 mil euros”. Para além disso, “iremos, naturalmente, estar atentos ao processo Varzim Sport Club sob pena de continuarmos a fazer sempre parte da solução”.

Aires Pereira fez questão de deixar uma palavra à direção presidida por Pedro Faria que “tem posto as contas em ordem, com muita dificuldade e com muita gente a remar contra. No entanto, foi possível chegar até aqui” e, por isso, o edil reforçou que o clube “pode continuar a contar com a Câmara Municipal como um parceiro ativo para fazermos aquilo que em tempos alguém apelidou da refundação do Varzim Sport Club que começa a partir deste momento”.

Pedro Faria, Presidente da Direção do Varzim Sport Club, agradeceu todo o apoio disponibilizado pela Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, Eng. Aires Pereira. “Se tudo isto foi conseguido através de muito esforço do Varzim, o Eng. Aires Pereira tem uma parte muito importante neste final feliz”, transmitiu.

Apesar de considerar que o subsídio do Município é muito bem-vindo, Pedro Faria reconhece que “não chega para resolver os problemas do clube. É uma gota no oceano”, constatou.