Para além disso, outros temas foram apresentados pelos deputados e mereceram a atenção do Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, destacando-se o anúncio da criação da Medalha de Mérito Desportivo.

O edil transmitiu que “no nosso regulamento não temos essa distinção e temos, na Póvoa de Varzim, uma dinâmica desportiva excecional. Muitos atletas têm sido reconhecidos nacional e internacionalmente”. Neste sentido, Aires Pereira considera que “faz todo o sentido criarmos uma Medalha de Mérito Desportivo para atribuir” e comprometeu-se perante os deputados municipais a fazer o regulamento para o efeito e trazê-lo à próxima Assembleia, pois “faz todo o sentido que a Câmara tenha esse reconhecimento”.

O Presidente adiantou ainda que “farei a sugestão que Bruno Alves seja o primeiro atleta a ser reconhecido com a Medalha de Reconhecimento Desportivo em data a combinar”, revelando que “o dia ideal seria o da Gala Desportiva porque estão lá todos os seus colegas, enfim, a família desportista da Póvoa de Varzim”.

Para Aires Pereira, faz todo o sentido fazer esta distinção “numa época mais calma. Depois de passarem todas estas emoções, terá outro valor a atribuição. É necessária alguma maturação até para que as pessoas se apercebam, efetivamente, aquilo que representam e a importância que tem o que conquistaram”.

O Presidente da Câmara revelou que a autarquia irá proceder à elevação de passadeiras em diversos locais da cidade, nomeadamente junto às escolas e na marginal, adiantando que “temos em preparação um concurso para que fique tudo pronto antes do arranque do ano escolar. Vamos levantar todas as passadeiras e criar melhores condições de segurança em todas as escolas e áreas adjacentes aos centros escolares. Durante dois dias, na zona marginal, será feita a sobrelevação de todas as passadeiras de modo a garantir mobilidade entre o lado poente e nascente para todas as pessoas e também para constituir um obstáculo para a circulação a velocidades inadequadas para aquele tipo de vias”.

Aires Pereira transmitiu que “esta era uma preocupação já sentida há algum tempo” e “será uma filosofia a aplicar na Rua das Hortas, Rua Santos Minho e Rua António Graça. Nas zonas de atravessamento, serão criadas áreas pedonais. Não vamos pedonalizar as ruas”, assegurou, acrescentando “vamos, sim, nos cruzamentos com maior movimento de pessoas dar importância ao peão”.