Paulo João, Presidente da Junta de Freguesia de Rates, e Lucinda Delgado, Vereadora da Câmara Municipal, associaram-se ao grupo de seis peregrinos que está a desenvolver um Trail Running a Santiago de Compostela, em defesa dos direitos dos doentes de hipertensão pulmonar.

O grupo, que iniciou ontem o seu percurso no Porto, terminou a 1ª etapa em São Pedro de Rates marcando a sua passagem pelo nosso concelho com uma ação de divulgação da doença junto de crianças da Escola da Praça. Tendo em conta que a hipertensão pulmonar é também conhecida por doença do lábio azul, os peregrinos pintaram os lábios das crianças de azul, ofereceram-lhes balões e chupa-chupas azuis e distribuíram panfletos informativos.

A Hipertensão Pulmonar (HP) é uma doença rara, de difícil diagnóstico, rapidamente incapacitante e mortal na ausência de tratamento. A taxa de mortalidade por HP pode ser superior à de muitos cancros. Para aumentar a taxa de sobrevivência dos doentes e a sua qualidade de vida é importante o diagnóstico precoce, o acompanhamento por equipas experientes e o acesso a terapêuticas incomportáveis para os doentes. Os tratamentos melhoram a qualidade de vida e a esperança de vida, mas há muitos hospitais que estão a restringir o acesso às consultas e à medicação. Saiba mais aqui.

Num total de 240 km, com início na Sé do Porto, este “Caminho Solidário” decorrerá até 5 de abril (6 dias/ 6 etapas). Esta Peregrinação é aberta a todos aqueles que queiram acompanhar e ajudar este grupo de 6 aventureiros. Para mais informações, consultar site ou facebook oficial da “Peregrinação Trail Running no Caminho de Santiago de Compostela 2014”: jmrego.wix.com/caminhosantiagotrail
facebook.com/caminhosantiagotrail