Os campos masseira são um sistema de cultivo praticado na Póvoa de Varzim e único no mundo. Consistem numa cova larga e rectangular junto às praias e permitem o cultivo da vinha, colocada nos cantos da cova de forma a proteger do vento, e de produtos hortícolas, na base.

Em Aguçadoura, a recriação tentou, ao máximo, respeitar as tradições que envolviam o cultivo na masseira e por isso, os trabalhos começaram com a plantação das videiras. Sérgio Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de Aguçadoura que participou na iniciativa durante todo o dia, plantou a primeira videira. Seguiu-se o desafio seguinte: cultivar a totalidade do terreno. Assim, plantaram-se cebolas, batatas, cenouras e semearam-se nabiças, um esforço possível devido à solidariedade do povo aguçadourense, que ofereceu plantas e sementes. O tempo também ajudou, apesar das ameaças de chuva logo pela manhã. Mas essa só chegou depois de finalizados os trabalhos e deu a sua ajuda: é que para “medrar”, os produtos hortícolas precisam de muita água.

O almoço respeitou a tradição: a batlada, composta por batatas e bacalhau cozido, chegou ao campo masseira transportada numa carroça.

Para a organização esta iniciativa foi um sucesso não só porque permitiu recuperar um espaço que é simultaneamente uma tradição, mas também porque deu espaço às memórias. Muitas foram as histórias recordadas e contadas sobre esta forma de cultivo que há pouco mais de 50 anos era muito usada na Póvoa de Varzim. Ainda hoje se encontram muitos campos masseira, concentrados nas freguesias de Aguçadoura e Estela.