Passar para o conteúdo principal

No dia 27 de janeiro, sábado, às 17h00, será apresentado, no Diana Bar, o livro Cancioneiro Tradicional de Rates - cantigas das desfolhadas ou do linho e das Reisadas, de José Abel Carriço.

A sessão terá a participação do Grupo de Cantigas Tradicionais de Rates.

Recorde-se que este livro foi lançado a 30 de dezembro, na Junta de Freguesia de Rates, na cerimónia de encerramento das comemorações dos 500 anos do Foral de S. Pedro de Rates.

Abel Carriço transmitiu que com a publicação deste cancioneiro “se concretiza o propósito de salvaguardar e perenizar uma parcela da tradição musical de Rates, passando-a do património oral para o património literário-musical. Este registo gráfico, um elemento preservador do património, torna-se facilitador da leitura e da execução interpretativa, e um transmissor da tradição musical que também retrata a sociedade local, enriquecendo a sua riqueza patrimonial. Desta maneira, mais facilmente se garantirá a «sustentabilidade» das vozes que cantam, sem tempo, uma memória coletiva que se pretende imortal”.

Referiu ainda que o livro “é uma oferta cultural ao povo que canta as «Cantigas das desfolhadas ou do linho e das Reisadas», pois encontrou na música uma das formas mais puras para exprimir a sua identidade”.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.