Esta iniciativa, que contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, foi realizada com o objetivo de validar, informar, divulgar e sensibilizar a comunidade piscatória para a segurança das embarcações e os cuidados a ter no mar.

O simulacro consistiu numa operação de salvamento a uma embarcação de pesca costeira que regressava da faina e foi fustigada por tempo adverso enquanto navegava na barra, resultando num incidente.

O exercício de salvamento marítimo foi coordenado pelo capitão dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, Simas Silva, que atuou como Comandante das Operações de Socorro (COS). Foram empenhados meios humanos e materiais da Capitania do Porto, do Comando-local da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas do ISN da Póvoa de Varzim, dos serviços Municipalizados de Proteção Civil da Póvoa de Varzim e dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.

Este exercício esteve inserido na estratégia da Autoridade Marítima Nacional de rever o planeamento de emergência em todas as Capitanias dos Portos, em virtude do risco acrescido de acidentes marítimos face às condições meteorológicas prevalecentes no período de outono e inverno. As barras dos portos são locais historicamente propensos a acidentes e desta forma, planos de emergência de salvamento para as barras têm vindo a ser desenvolvidos.