O evento contou com a participação de José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, Lucinda Fonseca, Governadora do Distrito Centro e Norte do Lions Clube Portugueses, António Rodrigues, Presidente do Lions Club da Póvoa de Varzim e ainda do Padre José Gonçalves, Pároco de S. José de Ribamar.

Um dos momentos desta sessão, foi a apresentação do cartão de sócio da Casa Santa Maria da Estela, que teve como sócio número um Macedo Vieira, contando também com a adesão do público presente que desde logo teve disponíveis as fichas de inscrição para colaborar nesta causa. Ao tornar-se sócio da instituição está a contribuir com cinco euros, que serão debitados da sua conta bancária no dia do seu aniversário. No entanto, o titular do cartão pode aumentar o valor do seu contributo que tem periodicidade anual. Poderá fazer o download da ficha de inscrição de sócio da Casa de Santa Maria da Estela no portal municipal.

A cerimónia foi ainda marcada pela entrega e bênção de uma viatura para transporte de crianças e jovens da Casa de Santa Maria da Estela oferecida pelo Lions Club.

gesto solidario 01

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens aproveitou o momento para agradecer, uma vez mais, publicamente, os montantes angariados para a reconstrução do lar de crianças e jovens Casa Santa Maria da Estela no jantar de beneficência realizado a 23 de Dezembro de 2008 (mais de 13 300 euros) e a generosidade com que particulares, instituições, empresas e juntas de freguesia contribuíram para esta causa.

Esteve também patente, no Diana Bar, uma exposição que reflecte as necessidades da Casa de Santa Maria da Estela através de fotografias da casa antes do início das obras de recuperação e imagens do projecto de reabilitação, nomeadamente, plantas, bem como das duas fases de intervenção previstas e ainda do mobiliário necessário para equipar a casa.

gesto solidario 02

A Casa Santa Maria da Estela é uma casa de acolhimento para crianças e jovens em risco, a cargo da Obra Nossa Senhora do Rosário de Fátima, constituída como Instituição Particular de Solidariedade Social desde 2005. Com características rurais e já bastante antiga, a Casa Santa Maria da Estela está a ser submetida a profundas obras de remodelação que, uma vez concluídas, numa primeira fase, permitirão albergar com melhores condições as perto de uma dezena de crianças e jovens que actualmente ali se encontram. Posteriormente, está prevista a construção de um pavilhão suplementar de dormitórios, para aumentar a sua capacidade.

A Câmara Municipal forneceu o projecto de arquitectura e apoiou a realização destas obras, a par do Ministério do Trabalho e da Segurança Social, mas todas as contribuições são poucas para garantir as melhores condições de alojamento às crianças e jovens em risco que são reencaminhadas para esta casa.