Póvoa de Varzim, 02.12.2013 - O apoio financeiro concedido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim à Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro já foi aplicado no restauro da sede, na Tijuca.
A obra foi inaugurada no Dia do Poveiro, a 20 de outubro.
A Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro – Sociedade Recreativa e Cultural de Benemerência de Utilidade Pública Municipal – foi fundada há 83 anos e continua a preencher um importante papel de ligação com a Póvoa de Varzim junto dos poveiros e seus descendentes residentes na “cidade maravilhosa”. É o coração do abraço fraterno com a terra de origem separada pelo oceano.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim procura interpretar com a maior amizade e laços de proximidade a representatividade que esta instituição representa para o município e para esta gente, que continua a chamar-se, orgulhosamente, de poveira. A Câmara da Póvoa de Varzim tem contribuído para colmatar algumas necessidades da normal atividade deste espaço através da concessão de subsídios. Foi o caso da última atribuição de 10 mil Euros destinado exclusivamente ao arranjo do telhado e fachada da sede da Casa dos Poveiros, situada na Tijuca, no Rio de Janeiro.
Em Abril, aquando da visita do Presidente da Câmara Municipal à Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro, Macedo Vieira assegurou o apoio necessário à remodelação do edifício-sede, na presença de Jacinto Sá, delegado da Casa dos Poveiros na Póvoa de Varzim. De resto, este elemento trouxe agora ao conhecimento do atual Presidente do município, Aires Pereira, a inauguração das melhorias efetuadas com o registo em imagens do Antes e Depois das obras na sede.
A restauração da fachada do edifício teve um impacto bastante positivo na imagem que a instituição representativa dos poveiros apresenta na paisagem do Rio de Janeiro.
Os poveiros assinalam todos os anos duas datas fundamentais para esta comunidade instalada no Rio de Janeiro: o S. Pedro e o Dia do Poveiro (geralmente no 2º domingo de Outubro). Em 2013, esta última data festiva foi celebrada a 20 de outubro, sob a presidência de Gilberto Moreira.
As celebrações foram possíveis realizar já numa Casa dos Poveiros com imagem renovada. Gilberto Moreira explicou que o apoio financeiro concedido pela autarquia poveira foi aplicado não só na reparação prevista do telhado e fachada, mas também foi suficiente para efetuar algumas reparações na portaria, que está revestida de azulejos decorativos.
O Dia do Poveiro foi comemorado com o aniversário de 61 anos do Rancho Folclórico Eça de Queirós. Os elementos da direção e do rancho prestaram homenagem ao escritor Eça de Queirós e ainda ao patrono Cego do Maio, tendo sido colocadas flores junto aos bustos destas personalidades, na Casa dos Poveiros.
A festividade incluiu ainda uma missa no Salão Nobre, seguida de um porto de honra, bem como de um almoço servido no Ginásio. Os convivas apreciaram na altura a atuação do Grupo Irmãos Poveiros e a apresentação final do Rancho Folclórico Eça de Queirós.
Gilberto Moreira, brasileiro com Portugal no coração, revelou que frequenta há mais de 50 anos esta instituição. A vida associativa e os laços de amizade vão prendendo os cerca de 1500 sócios da Casa, ao longo do tempo, não importando já a nacionalidade ou descendência nesta grande família, frisou o antigo presidente da direção e atual vice-presidente do departamento secretaria.
Com 75 anos, este dirigente integra os atuais corpos gerentes da Casa dos Poveiros, tal como grande parte dos elementos da anterior administração, auxiliando os novos diretores a comandar a instituição, “pessoas mais novas e a quem é preciso passar o testemunho, mantendo uma assessoria”.
Entretanto, no mês de novembro de 2013, entrou em funções a nova direção administrativa para o biénio 2013/2015, liderada por Carlos dos Santos. O novo Presidente está na casa dos 50 anos, e o seu vice encontra-se na casa dos 30 anos de idade.
Na atual direção da Casa dos Poveiros do Rio de Janeiro encontram-se ainda: Renato Figueiredo (vice-presidente ou VP administrativo e departamento social); Gilberto Moreira (VP do departamento secretaria); Ivan Diniz (VP do departamento de Finanças); Nelson da Luz (VP do departamento de património); José Monteiro (VP do departamento de comunicação); Maria da Glória dos Santos (VP de departamento cultural); Gilberto Moreira Junior (VP do departamento esportivo); Fábio Moreira (VP do departamento de publicidade); Nilzete (VP do departamento de assistência). E no Conselho Fiscal: José Chaché, Joaquim de Sousa, Heldir Lima, Carlos da Silva e Jerónimo Gomes.
O novo elenco diretivo encontra-se na disposição de continuar a abraçar o trabalho de promoção e de engrandecimento da Póvoa de Varzim junto da comunidade portuguesa e poveira no Brasil, bem como, de uma forma ampla, junto de eventuais turistas que possam escolher a nossa cidade como destino de visita.