O Presidente da República, Cavaco Silva, esteve ontem na Póvoa de Varzim, mais propriamente em Laúndos, para uma visita à fábrica de conservas A Poveira. O dia foi dedicado ao setor da pesca e, por isso, Cavaco Silva passou por Peniche, Ílhavo e Matosinhos antes de terminar a jornada na Póvoa de Varzim.
“Contactei pescadores, armadores, empresários, presidentes de associações e cientistas e quero sublinhar o esforço no investimento e na inovação que tem sido feito neste setor. Procurei contemplar todas as componentes do setor do pescado: a captura, a transformação, a comercialização, a aquacultura, a pesca artesanal e longínqua”. Quanto ao trabalho efetuado na fábrica A Poveira, o Presidente da República afirmou que “este é um setor que foi atingido pela crise mas que conseguiu reinventar-se. Por isso, hoje, 65% das conservas são exportadas. A marca Portugal é hoje exigida pelos consumidores pela sua grande qualidade. As conservas são exportadas para mais de 70 países”.
Para Cavaco Silva, a pesca faz parte do passado de Portugal, do seu presente e fará também parte do futuro.
O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, acompanhou a visita de Cavaco Silva à conserveira: “o projeto de expansão d’A Poveira é algo que me agrada por se traduzir em mais postos de trabalho e isso é o que move um Presidente da Câmara e, neste caso, o que move também a própria Assembleia Municipal. Ainda não sabemos se o projeto avançará, uma vez que foi contestada pelo Ministério Público a forma como a Câmara e Assembleia decidiram (recorde-se que o Ministério Público interpôs uma ação que procura anular as decisões do executivo e da Assembleia Municipal sobre o contrato de venda de um lote do Parque Industrial de Laúndos à fábrica de conservas ‘A Poveira’ para ampliação das suas instalações)”.
O Presidente da República questionou Aires Pereira sobre a taxa de desemprego na Póvoa de Varzim: “atualmente existem cerca de 3400 desempregados, o número mais baixo até hoje”. A situação do Porto de Pesca, assunto que Aires Pereira não deixa cair no esquecimento, foi abordada pelo Presidente da Câmara: “na última visita a Lisboa fiz questão de informar o Presidente da República sobre os problemas do nosso Porto e hoje fiz-lhe saber que a questão está a ser resolvida.
O anfitrião da visita de Aníbal Cavaco Silva foi Rui Marques, Presidente do Conselho de Administração da conserveira. “Esta é uma indústria que, depois de uma grave crise, está a dar cartas na exportação, embora haja uma limitação na cota da sardinha. Temos procurado, através da cavala e do atum suprir a questão da sardinha. Estamos a exportar para 30 países e os consumidores exigem que as latas tenham a marca de sardinha portuguesa, uma qualidade reconhecida”.
A Poveira emprega atualmente 145 pessoas e, com a expansão, o número subirá para 160.
Veja a fotogaleria.