O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, começou por agradecer o convite da Junta de Freguesia para participar neste convívio.

O edil agradeceu também a presença de todos, pois “é muito estimulante poder ter esta oportunidade de reunir tanta gente da Vila de São Pedro de Rates neste dia”.

Aires Pereira reconheceu que “tem sido, enquanto Presidente de Câmara, muito gratificante o trabalho que temos feito em conjunto com a Junta de Freguesia. É inegável que, ao longo destes quase quatro anos, fizemos e continuamos a fazer uma obra significativa para melhorar a qualidade de vida de todos”.

Neste sentido, referiu-se à “construção da nova escola e renovação de algumas ruas”, anunciando, em primeira mão, “o avanço definitivo da obra da rede de saneamento básico, sendo que foi aprovada a candidatura. Rates foi uma das freguesias contempladas com cerca de quase 2 milhões de euros para renovar toda a rede de infraestruturas da vossa vila”.

O Presidente transmitiu que as obras referidas resultam “desta parceria positiva entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal”, acrescentando que “é algo que pretendo manter para o futuro”. Revelou que a Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal, vai fazer “a renovação de todos os imóveis do centro histórico, ou seja, o Município vai fornecer as tintas e a Junta a mão-de-obra” e, deste modo, “vamos dar uma imagem muito diferente e muito mais positiva áquilo que é a joia da coroa do concelho da Póvoa de Varzim”.

O Presidente da Junta de Freguesia de Rates, Paulo João, agradeceu a presença do Presidente, bem como dos Vereadores da Câmara Municipal, neste convívio, deixando ainda um agradecimento geral à Câmara por todo o apoio que tem dado à freguesia.

Mostrou-se também grato à Associação de Amizade de São Pedro de Rates por ter cedido o espaço para o almoço, bem como ao Rancho Folclórico, responsável pela animação, e ainda ao Padre Manuel Sá Ribeiro, que está sempre disponível para ajudar.

Para Paulo João, a Junta também deve reforçar as relações de proximidade entre a autarquia e a comunidade local e preservar o património cultural da freguesia.

No menu, não faltaram as já habituais papas de sarrabulho, os rojões, as tripas, o pão, o vinho verde e a fruta da época. A animação, a exemplo de anos anteriores, esteve a cargo do Rancho Folclórico, que animou o serão dos presentes com as suas danças e cantares.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e as Vereadoras Andrea Silva e Lucinda Delgado também marcaram presença na iniciativa.