Com isto pretendem promover, divulgar e mostrar, de uma forma articulada com todos os atores chave distritais, a natureza e a identidade do Sector Social através de uma ação que se pretende participada.

Assim, a Chama partirá da Guarda, no dia 1 de junho, e percorrerá os distritos de Bragança, Vila Real, Braga, Viana do Castelo para entrar no Distrito do Porto, no dia 5 de junho, através do concelho da Póvoa de Varzim, passando por Vila do Conde, Guilhabreu, Maia, Alfena, Valongo, Gondomar e chega, finalmente, ao Porto, mais concretamente no Palácio de Cristal, no dia 7 de junho, para o encerramento da grande Festa da Solidariedade e do Congresso.

Na Póvoa de Varzim, a Chama será rececionada pelas IPSS’s do concelho entre as 13h00 e as 15h00. A receção será efetuada por escuteiros, às 13h00, na freguesia da Estela (junto à Igreja) e, acompanhada dos batedores da GNR, seguirá numa carrinha até à Basílica do Sagrado Coração de Jesus, de onde será transportada a pé, pela Nacional 13, até à Praça do Almada.

À Praça do Almada, por volta das 14h15, chegará a Chama, altura em que decorrerá uma breve cerimónia em frente aos Paços do Concelho. Depois a Chama seguirá, transportada a pé, até à Igreja da Lapa, para ser entregue na marginal aos representantes de Vila do Conde.

O evento da Chama da Solidariedade consiste no transporte de uma chama, em tudo idêntica à Chama Olímpica, que envolverá toda a sociedade civil e seus parceiros. A Festa da Solidariedade é uma oportunidade para o sector solidário se reunir e para promover os interesses das instituição de Solidariedade, divulgar boas práticas, chamar a atenção para a cultura, identidade e valores solidários.

A par da Festa decorrerá no Auditório Almeida Garret, também no Palácio de Cristal, o Congresso, subordinado ao tema “Solidariedade – Novos Caminhos, Valores de Sempre”.

São várias as entidades da Póvoa de Varzim que participam desta iniciativa: A Beneficente; Associação de Solidariedade Social de ARGEVADI; Centro Paroquial de Solidariedade Social da Paróquia de São José de Ribamar; Centro Social Bonitos de Amorim; Centro Social de Bem Estar de São Pedro de Rates; Centro Social e Paroquial D. Daniel Junqueira; Centro Social e Paroquial de Aguçadoura; Centro Social e Paroquial de Navais; Centro Social e Paroquial de Terroso; Centro Social Monsenhor Pires Quesado; Delegação da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim; Instituto Madre Matilde; Instituto Maria da Paz Varzim; Liga dos Amigos do Hospital da Póvoa de Varzim; Mapadi – Movimento de Apoio de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual; Obra de Sta. Zita, Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Agrupamento CNE 123 de S. José de Ribamar e Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim.