No sábado, 18 de Abril, realizou-se a prova Ciclismo para Todos, contando com a participação de 160 atletas. Mário Costa, do Póvoa Clube BTT, foi o vencedor da primeira edição desta prova que tinha como principal objectivo permitir que os adeptos da modalidade pudessem percorrer, em competição, a última etapa da 1ª Volta a Portugal Masters, a realizar em Julho. O circuito de 80 quilómetros incluía três passagens por Aver-o-Mar, Navais, Estela, Laundos (Monte de S. Félix), Terroso, Amorim e Póvoa de Varzim.

No domingo, 19 de Abril, a Clássica da Primavera voltou à estrada. Edgar Pinto, da equipa Liberty Seguros, foi o primeiro atleta a terminar o percurso de 154 quilómetros e que obrigou a seis subidas ao Monte de S. Félix.

O público apoiou os ciclistas ao longo de todo o percurso, provando, mais uma vez, que esta modalidade é das mais populares entre a população. A chegada foi o momento mais emocionante, já que toda a etapa ficou marcada por inúmeras fugas e, só no final, Edgar Pinto ter conseguido destacar-se dos restantes participantes. Perante um percurso muito montanhoso, o ciclista Luís Pinheiro, da Madeinox – Boavista, foi o melhor a trepar. No prémio das metas volantes, o ciclista Daniel Alves, da Mortágua DR Seguros, venceu esta classificação tendo vencido duas das três contagens para esta classificação. O prémio Juventude foi conquistado pelo ciclista Bruno Pinto, da equipa da Mortágua DR Seguros. A equipa vencedora foi a Madeinox Boavista.

A organização das duas competições esteve a cargo do Centro Desportivo e Cultural de Navais, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.