Este evento promovido pela Escola de Música da Póvoa de Varzim, em parceria com a Ópera Isto e a Casa Música vai ter duas sessões: uma às 10h30 e a outra às 14h30. 

Sinopse do espetáculo em português a partir da Ópera  ” A Flauta Mágica” de Mozart: “Há já alguns anos que o célebre sábio Sarastronauta decidiu ir viver para uma estação espacial, na esperança de ter o sossego e a paz de espírito necessários para a sua incessante busca da sabedoria. O truque que encontrou para atrair homens para o seu mundo de virtude e sabedoria foi criar um personagem chamado Papageno.

Tal como o Papageno original, também este cativante pelo seu modo divertido de estar e falar. O seu disfarce de Papageno é tão perfeito que nem Pamina, a própria filha de Sarastronauta, o reconhece. Esta dupla personalidade permite-lhe também obter informações preciosas da sua filha Pamina relativamente à sua mãe, a Rainha da Noite.

Quando Tamino surge em cena, Papageno está precisamente com Pamina, e o seu deslumbramento pela rapariga é imediato. Tentando saber onde encontra-la, Papageno indica-lhe o caminho até à Estação Orbital onde ela vive com o pai, o grande sábio Sarastronauta. Ou seja, ele próprio.

Sarastronauta não perderá esta oportunidade para trazer para junto de si mais uma alma humana a precisar de salvação pela sabedoria. E encontrará também um primoroso genro”.

A companhia Ópera Isto, formada em 2012, pelos cantores e criadores Mário João Alves e José Lourenço, dedica-se à criação e apresentação de espectáculos de teatro e música para todos os públicos, com particular incidência na abordagem de repertório operático e no público infanto-juvenil.

Estreou-se com o espectáculo O QUE É UMA ÁRIA?. escrito e encenado por José Lourenço e Mário João Alves. O espectáculo foi uma encomenda do Serviço Educativo da Casa da Música e foi, posteriormente, repetido no Festival de Música de Espinho no Teatro Lethes de Faro e na Casa das Artes de Famalicão. Em 2014 a companhia ÓPERA

ISTO estreou ALIBABÁ E AS 40 CANÇÕES em Junho de 2014, na Casa da Música, seguindo-se apresentações em Coimbra e Famalicão. Seguiu-se, sempre na Casa da Música, em 2016, A ROLHA DA GARRAFA DO REI D’AONDE e em 2018 A FLAUTA MÁGICA VISTA DA LUA. A companhia tem colaborado com diversos músicos e actores, nomeadamente os cantores Ângela Alves (soprano), Miguel Reis (tenor), Gabriel Neves (tenor), o pianista João Tiago Magahães, o violinista David Lloyd e a actriz Ângela Marques.

Em 2018, em nova encomenda do Serviço Educativo da Casa da Música estreou “A Flauta Mágica vista da Lua”. 

Ainda em 2018 efectuou algumas apresentações de A Rolha da Garrafa do Rei d’Aonde? e de A Flauta mágica Vista da Lua e já em 2019 estreou na Casa da Música um novo espectáculo chamado “Pica-Pau Amarelo” inspirado no mundo de Monteiro Lobato. O espetáculo teve textos do Mário João Alves e música deste e de Alexandre Reis que colaborou pela primeira vez com a companhia.

Nos próximos meses a Companhia dedicar-se-á a reposições das 3 últimas criações da companhia e a uma nova estreia já em Janeiro de 2020.

Para mais informações e reservas dirija-se à receção da Escola de Música da Póvoa de Varzim, ou ligue para o número 2526 14 145.