Na edição deste ano, as Colónias de Férias de Verão foram divididas em dois grupos diferentes, dos 6 aos 9 anos e dos 10 aos 13 anos. No caso dos mais novos, o evento realizou-se entre 1 e 10 de agosto, enquanto os mais velhos participaram entre 17 e 26 deste mês. Por isso os programas apresentados foram independentes, apesar de partilharem a grande maioria das atividades.

Assim, os jovens participantes puderam, no mês de agosto, ser polícias por um dia, com o apoio da Polícia de Segurança Pública, ir à descoberta do mar com a Capitania do Porto da Póvoa de Varzim, à descoberta dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim e experimentar a atividade de nadador salvador por uma tarde. Não faltou ainda um toque de aventura no Rates Park e no Parque Aquático de Vila Real, de lazer nas piscinas da Varzim Lazer e na Praia da Estela, e de desporto no Estela Golf Club. Para relaxar, as crianças tiveram direito a sessões de cinema no Auditório Municipal.

As crianças entre os 10 e os 13 anos foram ainda protagonistas numa atividade de participação cívica, intitulada “Limpeza do Parque Verde” e visitaram o Parque da Cidade para uma sessão de jogos lúdicos.

Com um significativo aumento de interessados a cada nova edição, as Colónias de Férias são uma aposta ganha por parte do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Para além de proporcionar aos jovens do concelho uma forma salutar de ocupação dos seus tempos livres, estas promovem o convívio, a amizade e novos conhecimentos sobre a região onde estamos envolvidos.