Durante quatro dias, dezenas de crianças entre os 6 e os 13 anos participaram em diferentes actividades lúdico-pedagógicas dentro e fora do concelho, que permitiram a descoberta de novas culturas, valores e tradições.

Fora do concelho, a Colónia esteve em Viana do Castelo, onde, para além de visitarem locais de interesse da cidade, as crianças assistiram a uma sessão de cinema, e na Maia, para uma visita ao Jardim Zoológico.

Um Ateliê de Páscoa, Ecojogos, no Parque da Cidade, e Natação, no Clube Desportivo da Póvoa, preencheram os restantes dias de actividade passados na nossa cidade, havendo ainda lugar para uma sessão sobre Prevenção Rodoviária/ Segurança com a Guarda Nacional Republicana na Escola Prática de Serviços.

Esta é uma actividade organizada pelo Pelouro de Acção Social, através do DDL/DEAS – Divisão de Educação e Acção Social -, que conta com mais de uma década de realização contínua, sob orientação de uma equipa formada por técnicos da área Social, Educação e Animação, assim como voluntários com formação específica nas áreas de enfoque.

“Descobrir a Brincar” é uma excelente oportunidade para os jovens do concelho, que concilia uma importante componente pedagógica com a possibilidade de viver um verão divertido entre amigos. Tem como objectivos ocupar os tempos livres da população mais jovem, numa altura em decorrem as férias escolares. Aproveitando esta paragem, desenvolvem-se actividades de carácter cultural e desportivo, que envolvem os jovens em actividades organizadas, onde podem desenvolver o espírito de grupo e assumir responsabilidades nas respectivas tarefas.