Dinamizada pelo Pelouro da Acção Social, no âmbito do Plano Municipal de Prevenção de Toxicodependências, a Colónia arrancou no dia 22 de Dezembro, levando participantes e monitores, estes últimos provenientes da Bolsa de Voluntários e da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim, a uma visita cultural a Chaves, marcada não só pelo jogo “À Descoberta de Chaves” mas também pela estadia nas instalações do Regimento de Infantaria 19, onde conviveram com os militares, conheceram as instalações, partilharam uma Ceia de Natal e desenvolveram várias actividades lúdicas, como um ateliê de pintura.

De volta à Póvoa de Varzim, crianças e jovens gozaram, no dia 26, de uma ida à Piscina Municipal a que se seguiu um dos momentos “mágicos” do programa da Colónia de Férias: a ida ao Coliseu do Porto para assistirem ao Grande Circo de Natal. A despedida da Colónia de Férias, a 27, fez-se com uma Gincana Desportiva, no Pavilhão Municipal, e uma ida ao cinema, em Viana do Castelo, para assistir ao filme “Madagáscar 2”.

Para os monitores, o Pelouro da Acção Social reservou ainda mais dois dias de animação, com nova visita a Chaves, nos dias 28 e 30, momento que se revelou, certamente, oportuno para reflectir sobre o trabalho desenvolvido ao longo da Colónia de Férias.

Este ano, e pela primeira vez em 13 anos de Colónia de Férias, participantes, monitores e encarregados de educação puderam participar num questionário que visa apurar o grau de satisfação face a várias variáveis da Colónia de Férias. Entre os participantes as actividades desenvolvidas acolheram agrado geral, mostrando-se a larga maioria satisfeita pela distribuição por equipas, tendo também a maioria afirmado ter gostado da pernoita em Chaves e das actividades desempenhadas na piscina. Entre pais e encarregados de educação a satisfação é também geral, sendo de destacar os bons resultados obtidos no que respeita à avaliação da equipa da organização da Colónia de Férias e no que respeita à informação disponibilizada. Já no que respeita aos monitores/voluntários, estes fazem também uma boa avaliação, mostrando-se, na sua maioria, disponíveis para repetir a experiência.

Com três edições por ano (na Páscoa, no Verão e no Natal) a Colónia de Férias é sempre bastante concorrida pelos mais novos que vêem nesta actividade não só a possibilidade de conhecer novos amigos mas também de desenvolver as suas competências e o seu conhecimento cultural e intelectual.