As Colónias encontram-se divididas em dois grupos diferentes, dos 6 aos 9 anos e dos 10 aos 13 anos, e apresentam por isso dois programas independentes. O primeiro grupo iniciou ontem o evento, que durará até 10 de agosto, enquanto o segundo grupo tem férias marcadas entre 17 e 26 deste mês.

Para os mais novos, o dia de hoje está reservado para a atividade “Polícia por um dia”, apoiada pela Polícia de Segurança Pública. Quarta-feira de manhã, as crianças vão à “descoberta do mar”, com o apoio da Capitania do Porto da Póvoa de Varzim, enquanto da parte da tarde vão experimentar o que é ser “Nadador Salvador por uma tarde”, na Praia da Estela. Quinta-feira de manhã, vão “brincar com o sal” no município de Esposende, sendo que a tarde será de piscina, na Varzim Lazer. A terminar a semana, na sexta-feira, os miúdos têm viagem marcada para o Parque Aquático de Vila Real, onde passarão todo o dia a divertir-se nos escorregas e divertimentos oferecidos pela Natur Waterpark.

Segunda-feira, 8 de agosto, as crianças vão à “descoberta dos Bombeiros”, com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim. Da parte da tarde, está agendada uma sessão de cinema no Auditório Municipal. Segue-se uma experiência no golfe, terça-feira de manhã, no Estela Golf Club, piscina de tarde na Varzim Lazer e “uma noite de aventura”, com o apoio da Escola dos Serviços. A Colónia de Férias para as crianças entre 6 e 13 anos termina na quarta-feira, 10 de agosto. A manhã final será passada no Rates Park, estando a despedida da Colónia agendada para uma ida à Praia da Estela, à tarde.

Quanto aos participantes entre os 10 e os 13 anos, o evento só tem início agendado para 17 de agosto, quarta-feira. O acolhimento está marcado para a manhã, estando prevista uma ida à praia da Estela da parte da tarde. Quinta-feira de manhã, as crianças vão ao Parque da Cidade da Póvoa de Varzim, para uma sessão de “jogos no parque”, estando a tarde reservada para piscina, na Varzim Lazer. A semana finda com uma ida ao Parque Aquático de Vila Real a 19 de agosto.

Na segunda semana de Colónia, os jovens integrantes desta atividade vão à “descoberta do mar” segunda-feira de manhã e experimentar a profissão de “Nadador Salvador por uma tarde”. Terça-feira serão todos “Polícia por um dia”, antes de experimentarem o golfe na quarta-feira de manhã, no Estela Golf Club e visualizarem uma sessão de cinema no Auditório Municipal na quarta à tarde. Quinta-feira ao nascer do dia, as crianças vão fazer serviço cívico, participando na “Limpeza do Parque Verde”. De tarde repetem a presença na piscina da Varzim Lazer, que antecede uma “noite de aventura” com a Escola dos Serviços. Tal como os participantes entre os 6 e os 9 anos, a Colónia de Férias Verão termina com uma visita ao Rates Park sexta-feira de manhã e uma ida à Praia da Estela da parte da tarde.

As Colónias de Férias têm granjeado adeptos ano após ano, tratando-se duma aposta ganha por parte do Pelouro da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Para além de proporcionar aos jovens do concelho uma forma salutar de ocupação dos seus tempos livres, estas promovem o convívio, a amizade e novos conhecimentos sobre a região onde estamos envolvidos.