Uma das inúmeras ações efetuadas ao longo dos últimos anos é o Colóquio Internacional Caminhos de Santiago. A sua 4ª edição aconteceu sob o tema “S. Pedro de Rates, o primeiro discípulo de Santiago” e contou com a participação de dezenas de curiosos e estudiosos do Caminho.

Durante dois dias, conferencistas nacionais, espanhóis, franceses, italianos e alemães conferiram um elevado nível profissional ao evento cuja programação contemplou, este ano, uma Feira do Livro com literatura sobre as temáticas do Caminho de Peregrinação para Santiago de Compostela e investigação de temática local.

Os nomes que enriqueceram o estudo sobre os Caminhos de Santiago foram: Arlindo Cunha, da Universidade Católica Portuguesa – Polo Porto; Luís Maia Rodrigues, docente de História; diretores da Associação Ventos Peregrinos e António José Mortágua Pires e António Magalhães Pinto; Paulo Sá Machado, Comissário Geral dos Colóquios Internacionais; Manuel Costa, Diretor da Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim; António Céspedes Mimbrero, Presidente Asociacion Villae Naevae – Camino Jacobeo de la Frontera Sevilla; Laureano Tomas Sapinã, Secretario Asociacion Villae Naevae – Camino Jacobeo de la Frontera Sevilla; Paulo Jorge Sousa Costa, Mestre em Estudos Medievais; Estefanía López Salas, da Universidade da Corunha; Ferdinando Maurici, do Museu do Palacio d’Aumale – Palermo; Jorge Guerra Duarte, do Museu da Seda e do Território de Freixo de Espada à Cinta; José Ramon Soraluce, da Universidade da Corunha; Xosé Leira Lopez, também da Universidade da Corunha; Pedro Abeal Sousa, Professor no CIP do Feal (Narón) Corunha; Jean Claude Benazet, Compositor – Autor da Letra da ULTREIA – França; Manuel Rodriguez, da S.A, de Xestion do Plan Xacobeo; Ramon Yzquierdo Pérrin, da Universidade da Corunha, Luís Raposo, Presidente do ICOM – Museu Nacional de Arqueologia; Deolinda Carneiro e José Flores, do Museu Municipal da Póvoa de Varzim; Francisco Singul, da S.A, de Zestion do Plan Xacobeo,

Este Colóquio tem o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, da S.A. de Xestion do Plan Xacobeo – Santiago de Compostela, do Turismo Porto e Norte de Portugal e do Casino da Póvoa.

O Colóquio deste ano englobou uma exposição que ainda pode visitar. Até 3 de dezembro poderá conhecer a coleção particular de Paulo Sá Machado no Núcleo Museológico da Igreja Românica de S. Pedro de Rates. A exposição intitula-se “Santiago agora e sempre…”.