O problema surge quando esse medo se torna desproporcionado e passa a condicionar a vida das pessoas, impedindo-as de desfrutar de férias no estrangeiro, de rever amigos ou família que se encontram distantes e prejudicando mesmo a vida profissional daqueles que, por razões de trabalho, são obrigados a viajar com alguma frequência.

A este medo desproporcionado de voar chama-se aerofobia e foi o tema de uma conferência que teve lugar ontem à noite, no Diana Bar, organizada pelo Aeroclube do Norte – Póvoa de Varzim, com o apoio da Câmara Municipal.
A psicóloga Cristina Albuquerque, ligada ao programa Ganhar Asas, da tap, dirigido a pessoas que têm medo de andar de avião, explicou em que consiste a aerofobia, revelando que esta se pode manifestar das mais diversas formas em quem dela sofre. Desde logo através da recusa de andar de avião, passando depois por toda uma série de sintomas de vária ordem, como suores frios, sensação de náuseas, de perda de controlo físico ou de ansiedade incontrolável. De acordo com números de estatísticas norte-americanas, esta fobia afecta um terço da população adulta, sobretudo na meia idade, e é mais frequente nas mulheres – contrariando estes dados, em Portugal, o programa da tap foi mais procurado por homens, como revelou a psicóloga.
Através das mensagens enviadas por alguns dos interessados em inscrever-se neste programa, Cristina Albuquerque apresentou, preservando o anonimato, casos reais de pessoas atormentadas pelo medo de voar, que dias antes de viajarem começam a sofrer gradualmente de aumento de ansiedade, que ingerem calmantes para conseguir enfrentar um voo, que têm noção de como é ridículo o medo que as domina, mas que se dizem incapazes de superar esta fobia que as impede mesmo de entrar num avião.
De acordo com a psicóloga, nada como informar-se para combater a aerofobia, porque o medo gera-se, muitas vezes, a partir do que se desconhece. Através do fornecimento de informação, não só sobre esta fobia como sobre aspectos técnicos de aeronáutica é possível, como explicou Cristina Albuquerque, livrar-se deste problema que, para quem dele padece, se afigura sem solução.
Esta conferência inseriu-se nas comemorações do 5º aniversário do Aeroclube do Norte – Póvoa de Varzim, que tem também, no Diana Bar, uma exposição de fotografia aérea para assinalar a data.