Esta apresentação encerrou as comemorações do centenário do nascimento do Dr. Luís Rainha (1915 – 2015) que a Fundação tem levado a cabo, em parceria com a autarquia.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, reconheceu que “temos, na nossa Póvoa, muitos e muito bons exemplos, nas muitas vertentes em que os cidadãos são chamados a contribuir para o bem-estar social ou para a coesão da nossa comunidade.

Mas o que não há, ou raramente se encontra, são exemplos de dedicação tão radical à causa da cidade, à causa dos outros, como o que nos deu o Dr. Luís de Almeida Rainha. Que, após uma vida cheia, nos planos profissional, cooperativo, associativo, cultural e político, deixou o exemplo supremo de dedicação à sua terra através da instituição de uma Fundação incumbida de prosseguir os objetivos da sua vida. Uma Fundação que perpetua a vida – portanto, a memória – de alguém que é, por direito, memorável, ou seja, digno de memória, merecedor dessa memória, e grata memória”.

Sobre o livro, Aires Pereira referiu que “é uma edição muito oportuna, porque vem colaborar na luta civilizacional de combate à perda de memória e ao vazio ético e porque o faz evocando uma pessoa que, por muitas razões, se tornou, ela mesma, memorável.

E, além de oportuna, esta iniciativa da Fundação Dr. Luís Rainha, a que a Câmara, necessariamente, tinha de se associar, é uma forma particularmente feliz de assinalar, e de encerrar com chave de ouro, o programa comemorativo do centenário do nascimento do seu patrono. Este livro, cuja leitura vivamente recomendo, ficará como fruto palpável, e sempre disponível, de uma celebração que, de outro modo, se esfumaria na espuma das palavras de circunstância. Com a edição deste livro, a Fundação Dr. Luís Rainha, além de tornar mais conhecida a vida e a obra do seu patrono, concretizou, ela mesma, uma iniciativa memorável. Que aqui, e publicamente, felicito, na pessoa do seu Presidente, e meu amigo, Dr. José Inácio de Sousa Lima”.

O livro foi organizado por Manuel Costa, diretor da Biblioteca Municipal, e é constituído por 5 capítulos: história da Fundação, genealogia da família Rainha, cronologia ilustrada, testemunhos de poveiros, escritos de Luís Rainha na imprensa local.

Colaboram nesta obra José Inácio Sousa Lima, Aires Henrique do Couto Pereira, Virgílio Ferreira, António Ramalho de Campos Ferreira, familiares do Dr. Rainha, José Macedo Vieira, Daniel Bernardo, Ricardo Bessa Teixeira, Manuel Costa, João Paulo de Sena Carneiro, Manuel Quintas, João Paulo Tavares Moreira, José Carlos de Vasconcelos, Simão Tavares, Alberto Eiras Gomes dos Santos, João Marques, Luís Amaro de Oliveira, António Sá Ferreira, Armando Marques, José de Azevedo, Padre José Gonçalves, José Andrade, Fátima Mendes e Joaquim Macedo da Silva.

Este livro, profusamente ilustrado e enriquecida com 142 textos da autoria do Dr. Rainha, retrata a evolução da Cidade ao longo do século XX e os projetos de melhoramentos que o Dr. Luís Rainha defendeu, sobretudo sobre a qualificação do porto de pesca, e que levou a cabo nas várias associações em que colaborou.