O início das comemorações deu-se com a Eucaristia Solene, às 10h00, na Igreja Matriz da Póvoa de Varzim, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, comummente conhecida por Solenidade de Cristo Rei. A cerimónia foi presidida pelo Arcebispo Primaz Emérito de Braga, D. Jorge Ortiga e teve a participação do Coro Capela Marta.

No final da Eucaristia foi inaugurado o marco colocado no Adro da Igreja Matriz para assinalar esta data e foi, também, exposta uma peça pertencente ao vasto espólio da Confraria. A mesma ficará em exposição até à primeira quinta-feira do próximo mês, sendo depois substituída por uma outra peça. Ao todo, serão doze as peças expostas, uma por mês, devidamente acompanhadas por um marcador explicativo que todos podem ler e levar para casa.

À tarde, pelas 16h00, realizou-se, na Igreja Matriz, um concerto com os Vocalis Constrasta de Valença, o Coro Crescendo da Academia de Música de Espinho e o Coro Feminino do Conservatório de Paredes, no âmbito do IX Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim.