Para garantir que continuará a ver televisão gratuitamente como até aqui, quem não possui um televisor compatível com a Televisão Digital Terrestre (TDT), terá que comprar um descodificador. Saiba que pode requerer um subsídio correspondente a 50% do preço do descodificador que comprar, até ao limite de 22 euros, que será atribuído uma única vez por agregado familiar e desde que não tenha televisão paga, se for Beneficiário do Rendimento Social de Inserção; Reformado ou Pensionista com rendimento mensal até 500 euros; ou Portador de um grau de deficiência igual ou superior a 60%.

Para solicitar este subsídio deve preencher o formulário que está disponível em www.tdt.telecom.pt, no Portal Municipal, aqui, e nas lojas PT e juntar cópia dos seguintes documentos: Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte; Cartão de Contribuinte; Fatura de compra do descodificador; Comprovativo de morada (fatura da eletricidade, água, gás, telefone ou outros serviços de comunicações eletrónicas); Comprovativo do NIB ou referir que não tem conta bancária; Comprovativo da sua condição (beneficiário do RSI, reformado ou pensionista, deficiência). Deve enviar tudo, até 60 dias no máximo após a data da fatura de compra do descodificador, para a seguinte morada: Apartado 1501, Estação de Correios de Devesas, Vila Nova de Gaia, 4401-901 Vila Nova de Gaia.

Com o objetivo de alertar os cidadãos, nas emissões da RTP irá aparecer no canto superior esquerdo dos televisores, que ainda têm sinal analógico, um símbolo que muda de cor, a indicar quantos dias faltam para terminar a emissão analógica. Uma contagem decrescente no ecrã do televisor que começa com o símbolo a verde, passando a amarelo e depois a vermelho.

Na SIC e na TVI não haverá símbolo, apenas a palavra “analógico” junto ao símbolo do canal.

Para mais informações ligue 800 200 838 (número gratuito).