A imagem de país seguro, que abnegadamente construímos e que é um dos mais fortes argumentos na preferência pelo mercado turístico português, não é uma garantia perpetuamente adquirida: necessita de capacidade de resposta em função dos novos contextos com que se depara, designadamente os resultantes da escassez (que se vem agravando) dos recursos humanos em serviço nas nossas forças policiais.

O município da Póvoa de Varzim orgulha-se de ter, desde sempre, uma relação de grande proximidade e de franca cooperação com as forças de segurança presentes no concelho, traduzida, desde logo, na cedência e na manutenção, a título gracioso, das suas instalações. E sentimo-nos felizes por esta cooperação, pois é alto o seu retorno, graças sobretudo ao contributo dos agentes policiais para a consolidação do ambiente de segurança que se sente nas ruas da cidade.

Com o propósito de garantir, na época estival, a manutenção desses padrões de tranquilidade, a Câmara Municipal propôs, há anos, a constituição de Brigadas Policiais Mistas, integradas por elementos da PSP e da Polícia Municipal. A experiência, cujos bons resultados induziram à sua replicação noutros municípios, teve, desde logo, graças a este método sinérgico, o mérito de atenuar a escassez de agentes que afeta tanto a PSP como a Polícia Municipal.

Seguro de que esta boa experiência teria continuidade, o município da Póvoa de Varzim apresentou, em devido tempo, à PSP a proposta de reativação, entre meados de junho e fim de setembro, daquelas Brigadas, cuja remuneração se dispunha, como sempre, a pagar.

Foi, pois, com o maior espanto que, através do Comando da Divisão Policial a que estamos adstritos, ficámos a saber que na presente época balnear não será possível reativar aquelas Brigadas, devido ao elevado empenhamento diário dos agentes da PSP na segurança dos eventos que têm lugar na sua área de responsabilidade.

Não querendo, de modo nenhum, envolver-se em polémicas públicas com instituições que muito estima e cujo contributo para a manutenção do nosso modelo de vivência coletiva muito valoriza, o município da Póvoa de Varzim não pode, a título nenhum, deixar de afirmar que a forma mais expedita e eficiente de superar a carência de recursos era (é) exatamente a da cooperação entre forças policiais.

Pelo que, lamentando a decisão da PSP, só nos resta desejar que dela não decorram as consequências que receamos.

Póvoa de Varzim, 01 de Julho de 2022

A Câmara Municipal