Com a interpretação do Quarteto op.18 nº 4 de Ludwig Van Beethoven, o Quarteto de Cordas Verazin inicia o concerto, a que segue, após breve pausa, a actuação do Coral “Ensaio” da Escola de Música, com direcção de José Abel Carriço. Este vai interpretar os temas “Ave Maria”, de Tomas Luis de Victoria; “O Magnum misterium” e “Es nascido”, de D. Pedro de Cristo; “Dad’me albricias, hijos d’Eva”, “No la debemos dormir” e “Riu, Riu, Chiu”, do Cancioneiro de Upsala; “Little Town of Bethlehem”, carol americano com arranjo de Lewis H. Redner; “All my heart this night rejoices”, de Johann G. Ebeling;  “Hark! The Herald-angels sing”, de Felix Mendelssohn; “Pastores que andais na serra”, de Fernando Lapa; “Noite Feliz”, de Franz Gruber; e, por último, “Adeste Fideles”, de J. F. Wade, interpretada de acordo com o arranjo de David Willcoks.

A entrada é gratuita.

Formado por membros da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, o Quarteto de Cordas Verazin tem como missão fulcral a divulgação, na região, do reportório que muitos dos mais reputados compositores escreveram para quarteto de cordas. Residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, apresentou-se oficialmente pela primeira vez a 23 de Julho de 2007, em concerto integrado na 29ª edição.

O Coral “Ensaio” iniciou a sua actividade em Janeiro de 1989, sob a direcção do Prof. José Abel Carriço. Surgiu integrado no projecto da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, criada pelo Município desta cidade, em Maio de 1988, e oficializada pelo Ministério da Educação, em Abril de 1990. É formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados.