Depois de terem dado largas à imaginação, de terem sido o mais criativos possível, os jovens que participaram na Praça dos Pintores 2015, durante todo o dia 9 de maio, têm os seus trabalhos patentes numa exposição, que decorre no Diana Bar, desde o dia 2 e até 17 de junho.

A XX edição da Praça dos Pintores foi, como é habitual, organizada pela Associação de Amizade Póvoa de Varzim Cidades Geminadas, sob o lema “Colorir a Cooperação Europeia”. O concurso contou com a participação de 25 jovens entre os 14 e os 27 anos, divididos em dois escalões. Tendo em conta o objetivo de uma efetiva toca de experiências entre os jovens das cidades geminadas, vieram participar neste certame quatro jovens de Eschborn (Alemanha), oriundos da Escola Heinrich Von Kleist.

Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados de cada escalão, sendo que se o Júri assim entender poderá haver lugar à atribuição de Menções Honrosas. O Concurso de Pintura – Praça dos Pintores – está dividido pelos seguintes escalões: A – dos 14 aos 17 anos e B – dos 18 aos 27 anos.

O Concurso “Janelas, Varandas e Jardins floridos” foi plantado há mais de 20 anos, partindo desta ideia simples e aberta: todos os moradores podem candidatar-se. Não é exigido qualquer requisito específico, para além do gosto pelo arranjo exterior das suas janelas, varandas e jardins. 

Pretende distinguir o melhor arranjo de jardinagem numa janela, numa varanda ou num jardim da Póvoa, contribuindo, progressivamente, para o aumento de espaços particulares ajardinados, janelas floridas e um maior respeito pelos jardins públicos.

O júri já visitou os espaços de todos os concorrentes e na próxima semana vai anunciar os que merecem ser distinguidos. Veja a fotogaleria.