A organização já recebeu pedidos de inscrição de países africanos, da Europa, Brasil e México e aconselha todos os interessados a procederem, o quanto antes, à sua inscrição, uma vez que o número de participantes no congresso será limitado. Na página da turel está disponível o programa e a ficha de inscrição, sendo que a participação no congresso é gratuita.

O congresso internacional “Turismo Cultural e Religioso – oportunidades para o século XXI”, vai decorrer na Póvoa de Varzim, de 22 a 24 de Abril, no Novotel Vermar, e antecipa-se como uma iniciativa de grande importância, tanto pela actualidade do tema que aborda como pelo excelente painel de perto de duas dezenas de oradores, de onde se destaca a participação de peritos como o Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo, Francesco Frangialli, da Ministra do Turismo do Brasil, Marta Suplicy, representantes dos ministérios do Turismo de Portugal, Espanha, Itália e França, da assistente do Director-Geral para a Cultura, da unesco, entre outros.

 A Turel, tcr, organizadora do congresso, conta reunir na Póvoa mais de 400 participantes, 40 por cento dos quais estrangeiros, um objectivo que está praticamente alcançado, quando faltam dois meses para a realização do evento. A par do excelente programa do congresso haverá um conjunto de actividades paralelas, que incluem um salão de artesanato poveiro, a exposição “A Arte e a Devoção”, com imagens religiosas do século XVI ao século XXI e a realização de várias visitas guiadas ao concelho para participantes e para a comunicação social que acompanhar o evento.

 O congresso abre no dia 22, com a conferência “Turismo Cultural e Religioso – oportunidades e desafios para o século XXI”, pelo Secretário-Geral da Organização Mundial de Turismo, seguindo-se a primeira mesa redonda com o tema “Turismo Religioso” e que se sub-dividirá por vários outros temas, abordados pelo Arcebispo de Madrid, Cardeal D. António Rouco Varela, pelo Núncio Apostólico da Santa Sé em Madrid, D. Manuel Monteiro de Castro, do Bispo de Leiria e Fátima, D. António Marto, do Secretário do Sínodo da Igreja, na Grécia, Spyridon Katramados, do Ministro do Turismo de Israel e de Daniel Adamson, da Universidade de Harvard.