A inauguração aconteceu no passado sábado e incluiu uma tertúlia sobre o trabalho do autor, falecido em 2014.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, esteve presente nesta inauguração e homenagem ao fotógrafo. A tertúlia contou, ainda, com a participação de João Albano Ribeiro, representando a família de Neca Amorim, Américo Gomes, fotógrafo, e Abel Coentrão, jornalista.

A exposição foi organizada pela Associação Cultural Póvoa Ontem e Hoje (ACPOH) e tem como pretensão divulgar a obra fotográfica de Neca Morim, um Poveiro autodidata e autor de algumas das mais icónicas imagens fotográficas da Póvoa de Varzim, da segunda metade do século XX.

As suas fotografias são o testemunho de uma época em que as lanchas e as catraias povoavam o areal poveiro, sendo este um espaço de trabalho e convívio para os adultos e também de brincadeira para as crianças, as quais não passaram despercebidas ao olhar atento do fotógrafo, que as capturou em imagens repletas de espontaneidade e de inocente lazer.

O olhar de Neca Morim é um olhar para as nossas raízes e para a nossa identidade cultural, mas também nos convida, tal como as crianças na proa do barco, a olhar com esperança para o horizonte… e para o Futuro!

O olhar de Neca Morim está mais atual do que nunca, aqui fica o convite para o seguir.