O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, considera que a reunião “correu dentro da normalidade. Há uma grande unanimidade quanto às boas contas e gestão do Município e houve apreciação positiva por todas as bancadas e reconhecimento pelo esforço do Município em ter as suas contas em ordem, ao reduzir o défice, que está fixado em cerca de 17 milhões de euros, que tem tido uma política fiscal amiga das pessoas, com o IMI mais baixo da Área Metropolitana do Porto, com a devolução de 1% do IRS, com uma política de serviços abastecimento de água, saneamento e resíduos que não sofre nenhuma atualização desde que tomei posse”.

O autarca sublinha que “foi decidido não aumentar a nossa política fiscal e continuar com esta nossa capacidade de execução. Foi aprovada a primeira revisão ao orçamento de 2016, com a proposta da aplicação do saldo de gerência do ano passado, cerca de um milhão e meio de euros, numa obra muito importante para a freguesia de Aver-o-Mar, nomeadamente a requalificação da Estrada Municipal 501, orçada em quase 600 mil euros, que vai mudar completamente a face de Aver-o-Mar no que diz respeito à sua ligação com Aguçadoura. E também a renovação da antiga Escola do Cruzeiro, onde vamos montar um centro de dia, a nova loja de atendimento ao cidadão do Município e será também local para a sede das associações de Aver-o-Mar”. Aires Pereira pretende que esta obra tenha início em setembro. “E, na parte norte da escola, também vamos construir um pavilhão multiusos, muito parecido com o de Aguçadoura, que vai dar uma outra dinâmica ao centro da vila de Aver-o-Mar, já que as pessoas passam a ter um local de encontros e de afetos. Quem como aqui diz que não há apoio social e que o Município não se preocupa com as pessoas idosas, depois não reconhece as obras que estão a ser projetadas para resolver esses problemas”.

A Escola da Lapa vai ser sujeita também a remodelações, “que vai ser um local de acolhimento para os nossos pescadores, um centro de dia para as pessoas sozinhas e que terão ali um ponto de encontro e convívio”.

Aires Pereira posicionou-se, ainda, sobre a possível reforma administrativa e consequente desagregação das freguesias: “quando o PSD era Governo, o grupo municipal do PSD apresentou uma proposta, aprovada por unanimidade, em que fomos contra a agregação de freguesias, e eu próprio enquanto Presidente de Câmara tenho feito questão de tratar as 12 freguesias como se não tivesse havido agregação. Apesar desta questão ainda nem sequer estar em cima da mesa, tínhamos que votar a favor desta moção porque foi o que sempre defendemos e que não se justifica agregação na Póvoa de Varzim. É sensato que sejam as assembleias municipais a decidir mas a minha opinião mantém-se: devemos voltar a ter as 12 freguesias porque foi isso que permitiu chegar onde chegamos”.