Fazendo jus à boa forma física que durante o ano tiveram a preocupação de manter, os utentes do projecto percorreram os cerca de 20 hectares deste espaço verde que a autarquia coloca ao dispor dos seus munícipes e visitantes e que pela sua grandiosidade e beleza convida ao lazer e à prática desportiva informal.

Para descontrair e apurar o apetite, antes de darem início ao pic-nic realizado no complexo de campos sintéticos, os participantes deram um pezinho de dança, seguindo-se o almoço em conjunto.

O Projecto Vida Activa com Desporto, uma iniciativa dirigida à população do concelho com mais de 65 anos, arrancou em Outubro a sua 6ª edição. Por agora, as aulas terminam na próxima semana, mas as inscrições para o próximo ano estarão abertas durante a primeira quinzena de Setembro e são totalmente gratuitas. Em Outubro, professores e alunos estarão de volta ao trabalho.

Esta iniciativa teve início em 2005, apenas com a adesão de 29 pessoas. Hoje, volvidos cinco anos, são mais de cinco centenas os idosos que usufruem, todas as semanas, de aulas de natação, ginástica e musculação nas Piscinas e no Pavilhão Municipal. São oito as associações que aceitaram o desafio e que apostam no Desporto, tal como a autarquia, para uma vida saudável e plena. A Beneficente, a Associação de Reformados Poveiros, o Centro Social e Paroquial de Terroso, o Centro Social Bonitos de Amorim, o Centro Social e Paroquial de Aver-o-Mar, o Centro Social de Bem Estar de S. Pedro de Rates, Argevadi e Laundos AKRIBEIA encaminham, anualmente, os seus utentes para as aulas na Varzim Lazer. Mas, não só os utentes das instituições podem beneficiar deste projecto. Qualquer pessoa, desde que reformada e com mais de 65 anos pode participar.