Luís Diamantino, Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal, esteve presente, reconhecendo a importância deste agrupamento musical no concelho.

Veja algumas imagens deste convívio.

O Coral “Ensaio” iniciou a sua atividade em janeiro de 1989, sob a direção do Prof. José Abel Carriço. Inicialmente, este projeto surgiu com a criação da Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, pelo Município desta cidade, em maio de 1988, sendo formado por alunos, encarregados de educação e melómanos dedicados.

Atualmente, o Coral “Ensaio” mantém a sua atividade, integrado na Associação Pro-Música da Póvoa de Varzim. 

Ao longo da sua existência, apresentou-se em audições públicas da Escola de Música e em variados momentos culturais da localidade e de várias cidades de Portugal, Espanha, Bélgica e Holanda, dos quais se destaca a participação em concerto: no Festival da Primavera de 1992 e 1993, Póvoa de Varzim; na abertura da Semana Cultural do Município de La Guardia; no I Encontro de Coros Galego – Asturiano – Português, em Cariño; na IV Semana Cultural de Tapia de Casariego; no 9º Festival de Panxoliñas de O Barco (Ourense); em Waremme e em Liège; nos Encontros de Coros do Vale do Ave (AMAVE); no XIII Ciclo Ibérico de Música Sacra da Catedral de Tui; na Casa da Música – Porto e no Mosteiro dos Jerónimos (Sala do Capítulo) – Lisboa. Organizou e participou no 1º e 2º Encontro Internacional de Coros Amadores da Póvoa de Varzim, em 1995 e 1996, onde estiveram presentes coros vindos de Espanha e de França.  

Já se apresentou em concerto em algumas edições do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e tem sido presença constante nas edições do Ciclo de Música Sacra da Igreja Românica de Rates.

Gravou para a edição em CD de “Os Melhores Coros Amadores da Região Norte”, nomeadamente, com temas populares poveiros. 

Ao longo da sua existência, tem vindo a praticar um vasto repertório histórico, profano e sacro, incluindo autores portugueses. Apesar de, preferencialmente, a sua presença em concerto ter sido “A Capella”, salientam-se também as que já realizou em parceria com distintos solistas e formações instrumentais.