Fernando Lopes-Graça foi compositor e ensaísta musical português, nasceu a 17 de Dezembro de 1906, em Tomar, e faleceu a 27 de Novembro de 1994, em Cascais. Estudou em Lisboa no Conservatório Nacional. Durante a sua juventude colaborou com as personalidades literárias mais influentes da época, na revista Presença. Após este período, partiu para Paris, tendo realizado, na Sorbonne, estudos de Musicologia.

Exerceu actividade como compositor, pianista, crítico e publicista. Foi autor de numerosas obras para orquestra e para piano, e ainda de bailados, música coral, ciclos de canções, etc. A sua obra denota o encontro da grande tradição da música clássica e orquestral com os elementos rítmicos e melódicos do folclore português, a que dedicou valiosos estudos e intensa actividade de divulgação.

Sobre o Coro Anonymus:

O Coro Anonymus foi fundado em Janeiro de 2007 e teve origem num grupo de amigos que partilha o gosto pela música. Desde então que se foi reunindo, ocasionalmente, para pequenos concertos. Todos os seus elementos estão ligados à música: antigos alunos do Conservatório de Música do Porto e de outras escolas, professores de música, elementos com grande experiência coral, etc.

Os convites para assegurar alguns concertos em 2009 transformaram os encontros ocasionais em ensaios semanais vivendo-se uma nova fase na vida do Coro.

O seu reportório distribui-se por várias épocas e vários estilos musicais, desde a música antiga até à música contemporânea, da música erudita até aos espirituais negros. Cantam vários compositores, privilegiando, tanto quanto possível, compositores portugueses tais como Lopes-Graça, Cláudio Carneyro, entre outros.

Neste ano de 2009 o Coro pretende alargar e solidificar a sua estrutura para que seja possível abraçar novos desafios, sem nunca esquecer a qualidade musical e as qualidades humanas que um projecto como este exige.

Para mais informações visite a página do grupo.