Às 10h30, tem lugar no Auditório Municipal a 2ª Mesa do evento que conta com a participação de Ignacio del Valle, João Paulo Cuenca, Júlio Conrado, Karla Suarez, Maria João Martins e Miguel Miranda. Sob o tema “Eu começo depois da escrita”, a conversa será moderada por Carlos Vaz Marques.

Segue-se a apresentação de dois livros, na Casa da Juventude, A Paixão Segundo Constança H., de Maria Teresa Horta, e Os Pretos de Pousaflores, de Aida Gomes.

Às 15h00, tem início a 3ª Mesa, moderada por Rui Zink, e que reúne David Toscana, Juva Batella, Luís Represas, Manuel Jorge Marmelo, Mário Lúcio Sousa e Ricardo Romero para se debaterem em torno do verso “A minha arte é uma espécie de pacto”. Nova sessão lançamento de livros intercala com a sequência de mesas. Deixem falar as pedras, de David Machado, O Livro dos Amantes – Grandes Histórias de Amor, de José Jorge Letria, e Nenhum Lugar, de Ricardo Romero serão as obras apresentadas.

O verso “Nua de símbolos e alusões é a poesia” dá mote à última mesa do dia, às 17h30, que sob a moderação de Francisco José Viegas, conta com a presença de Ana Luísa Amaral, Carmen Yáñez, Conceição Lima, Gastão Cruz, Ivo Machado e Uberto Stabile.

À noite, o Axis Vermar recebe mais uma sessão de lançamento de livros seguida de poesia e música com poetas convidados.

A Hora de Morte dos Pássaros, de Ignácio Martinez de Pisón, A Rapariga de Lábios Azuis, de Francisco Duarte Mangas, Coisas que nunca aconteceriam em Tóquio, de Alberto Torres Blandina, Havana, ano zero, de Karla Suarez, O meu nome é Jamaica, de José Manuel Fajardo, Onde a vida se perde, de Paulo Ferreira, Los Desvelos, de César Ibáñez Paris e Última Paragem, Massamá, de Pedro Vieira serão os oito livros apresentados, aos quais se juntam três revistas literárias, Agio, Duas Margens e Palabra Ibérica.

Durante o dia, os escritores estarão ainda nas diferentes escolas EB 2/3 e secundárias do concelho para sessões com os alunos que têm como ponto de partida o verso de Luísa Dacosta “Procura a palavra”.

O cinema também acompanha o Correntes d’Escritas e às 21h45 será exibido, no Auditório Municipal, o documentário “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes.

O Correntes d’Escritas é organizado pela Câmara Municipal, com o apoio do Turismo de Portugal. É patrocinado pelo Casino da Póvoa, pela Norprint, pela BMCar e pelo Axis Vermar. Conta ainda com o apoio da Porto Editora, da Papelaria Locus, do Instituto Cervantes, da Embaixada do México, do Ministério da Cultura da Argentina, e tem como parceiros privilegiados o Booktailors – Consultores Editorais, a revista LER, o Jornal de Letras, a Universidade do Porto, o Cineclube Octopus e o Varazim Teatro.

Acompanhe o Correntes d’Escritas no portal municipal, onde encontra o programa completo do evento bem como as notícias e imagens diárias do mesmo.