Póvoa de Varzim, 06.10.2008 - O Correntes d’Escritas, o mais importante acontecimento literário realizado em Portugal, anuncia a criação do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d' Escritas/ Porto Editora, dirigido às escolas e aos alunos do 4º ano do ensino básico.
O prémio destina-se a distinguir anualmente um conto ilustrado, inédito, em língua portuguesa, escrito por alunos que frequentem o 4º. ano de escolaridade do 1º. ciclo do ensino básico, supervisionados por um professor. A originalidade do galardão reside no facto de premiar trabalhos colectivos, uma vez que só serão admitidos a concurso contos infantis, com ilustrações, redigidos em grupo pelos alunos, com um mínimo de três páginas e um máximo de dez.
Com a criação de mais este prémio literário, o Correntes d’Escritas procura envolver ainda mais as escolas, agora do ensino básico, na dinâmica do encontro, promovendo nos mais pequenos o gosto pela leitura e pela escrita. Objectivos partilhados pela Porto Editora, que encara esta parceria com o Correntes d’Escritas como uma importante etapa no crescimento da sua aposta no universo literário, conjugando-o desta vez com um universo que conhece como ninguém: o universo escolar.
O Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas / Porto Editora entra em vigor já este mês de Outubro e será atribuído em Fevereiro de 2009, na décima edição do encontro de escritores de expressão ibérica. Com um valor monetário de mil euros para o conto vencedor e de 500 e 250 euros respectivamente para os segundo e terceiro classificados, este prémio contempla ainda a edição em livro dos trabalhos seleccionados.
Os textos deverão ser enviados pelas escolas concorrentes, autonomamente ou através do respectivo agrupamento, até dia 15 de Dezembro. O regulamento pode ser consultado aqui.
Desde sempre que o Correntes d’Escritas aposta numa dinâmica de envolvência com a comunidade escolar. As visitas de escritores a várias escolas, durante o encontro que anualmente se realiza na Póvoa de Varzim, e a existência de um prémio literário para os adolescentes, o Prémio Correntes d´Escritas/ Papelaria Locus, são o testemunho dessa aposta que é agora reforçada com o novo prémio.
Para escritores com obra já publicada, há ainda o Prémio Casino da Póvoa, no valor de vinte mil euros, o que faz do Correntes d´Escritas o único encontro de escritores em que são atribuídos três prémios literários, que distinguem diferentes áreas de produção literária e faixas etárias tão diversas.
Aceda ao regulamento.