Da lista de mais de 200 livros, o júri, constituído por Ana Paula Tavares, Fernando Pinto do Amaral, José António Gomes, Patrícia Reis, Pedro Mexia, escolheu os seguintes títulos:

A Cidade de Ulisses, Teolinda Gersão, Sextante

As Luzes de Leonor, Maria Teresa Horta, Dom Quixote

Adoecer, Hélia Correia, Relógio D’Água

Bufo e Spallanzan, Rubem Fonseca, Sextante

Do Longe e do Perto – Quase Diário, Yvette Centeno, Sextante

Dublinesca, Enrique Vila-Matas, Teorema

O Homem que Gostava de Cães, Leonardo Padura, Porto Editora

Os Íntimos, Inês Pedrosa, Dom Quixote

Tiago Veiga – Uma Biografia, Mário Cláudio, Dom Quixote

A reunião final do júri, para decidir o vencedor, realiza-se no dia 22 de Fevereiro e o anúncio oficial será no dia 23, na Cerimónia de Abertura do Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, pelas 11h00, no Casino da Póvoa. O Prémio, no valor de 20 mil euros, será entregue na Sessão de Encerramento, no dia 25, sábado.

Mas, o certame inclui, ainda, outros prémios literários. Ao Prémio Correntes d’Escritas/Papelaria Locus, que galardoa, nesta edição, um Conto inédito, escrito em português por jovens entre os 15 e os 18 anos, concorrem mais de 60 trabalhos. O valor deste Prémio Literário é de mil euros e, para além disso, o Poema premiado será publicado na edição seguinte da Revista Correntes d’Escritas. Quanto ao Prémio Correntes d’Escritas/Fundação Dr. Luís Rainha, que distingue um livro inédito (romance, contos, ensaio ou poesia) cuja temática seja a Póvoa de Varzim, concorreram seis trabalhos. Finalmente, para o Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’Escritas/Porto Editora, destinado a turmas do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, foram entregues mais de 40 trabalhos.

Todos os vencedores serão também anunciados na Cerimónia de Abertura do Correntes d’Escritas.

Em pouco mais de um mês, o maior evento literário do país está de regresso ao sítio do costume. A Póvoa de Varzim, entre 23 e 25 de Fevereiro, tornará a receber os seus amigos –  escritores e público – para juntos viverem dias informais à volta das palavras e dos livros.

Acompanhe todas as novidades do Correntes d’Escritas aqui.