O Prémio Literário Correntes d’ Escritas Papelaria Locus irá premiar um conto inédito escrito em língua portuguesa, por jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, naturais de países de expressão portuguesa. O prémio para o vencedor do melhor conto será de 1.000 euros.

O Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas Porto Editora destina-se a trabalhos coletivos, inéditos, escritos por alunos do 4º ano do 1º ciclo do ensino básico. Estão aptas a concurso escolas de todos os países de língua portuguesa ou escolas portuguesas em países com uma língua materna diferente. Aos três primeiros classificados serão atribuídos 1.000 euros, 500 euros e 250 euros em prémio escolar, respetivamente.

O Prémio Literário Fundação Dr. Luís Rainha Correntes d’ Escritas irá premiar uma obra inédita sobre a Póvoa de Varzim (romance, de contos ou poesia) escrita em português. O concurso está aberto a cidadãos portugueses ou de país de expressão portuguesa e espanhola, devendo os textos ser apresentados por escrito e sob pseudónimo. Ao vencedor será atribuída a verba de 2.000 euros e a edição do livro premiado.

Relativamente ao Prémio Literário Casino da Póvoa, que distingue uma obra literária de prosa, na categoria de novela/romance, já chegaram e foram catalogados mais de 120 livros. A Lista de Finalistas, de onde sairá o vencedor, será anunciada em janeiro de 2020. Ao vencedor, que será conhecido em fevereiro de 2020, na Cerimónia de Abertura do Encontro de Escritores, será atribuído um prémio monetário de 20 mil euros.

O anúncio das obras premiadas será feito na sessão de abertura do XXI Correntes d´Escritas, ficando a entrega dos prémios reservada para a sessão de encerramento, em cerimónia pública.

Fique a conhecer todas as condições de participação nos quatro Prémios Literários, consultando os regulamentos dos mesmos.