Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 22.02.2013 - Foram inauguradas, ao final do dia de ontem, duas exposições, no âmbito do 14º Correntes d’Escritas, na presença dos respetivos autores.

Eras do tempo – Fotografias da Póvoa de Varzim 1982/2012 – Exposição de fotografias de Carlos Romero estará patente, na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, até 6 de abril, apresentando fotografias tiradas em 1982, colocadas lado a lado, com outras, do mesmo artista, de 2012.

“Este confronto ajudará o público a reconhecer a passagem do tempo e a identificar as suas marcas, nos espaços, nas arquiteturas, nas pessoas e até nos silêncios das imagens.

Desde o início dos anos oitenta do século passado até ao presente, em apenas trinta anos, a Póvoa térrea, balnear e piscatória transformou-se completamente. Afirmaram-se alturas, urbanizaram-se espaços agrícolas e baldios, alteraram-se rotinas, modos de vida e de lazer. Essa transformação radical alimenta a Exposição de uma dúzia de pares de fotografias registadas por Carlos Romero em 1982 e replicadas em finais de 2012 nos mesmos lugares. Quem ainda se lembra da outra Póvoa reconhecerá no presente os espaços e as vivências passadas, alteradas ou desaparecidas; os mais jovens limitar-se-ão a registar os espantosos efeitos do progresso ou da descaracterização insensata, segundo as perspetivas”.

Aqui e Agora sem Palavras – Exposição de Pintura de Emerenciano é o título da exposição, realizada em colaboração com a Fundação de Serralves, e que estará patente no Museu Municipal, até 30 de maio.

“Trata-se de uma Exposição de Pintura de Emerenciano, pintor que, há mais de quarenta anos, interroga diferentes possibilidades de construção através da subversão dos signos e da intersecção entre escrita e pintura. Esta exposição apresenta uma síntese de produção do artista ao longo das últimas quatro décadas, reunindo exemplos paradigmáticos dessa escrita cursiva que na sua obra redefine a imagem para além da convencionalidade com a qual o signo escrito ou figurado a possam construir. As peças já anteriormente mostradas, são agora reunidas em trabalhos seminais inéditos e trabalhos recentes, num resumo revelador de alguns dos aspetos mais relevantes da singularidade da pesquisa artística de Emerenciano. Uma outra legibilidade da relação entre a arte e o mundo é equacionada nos seus trabalhos, para além de todas as possibilidades de interpretação que o texto possa sugerir ou manifestar”.

Acompanhe a 14ª edição do evento, minuto a minuto, no portal municipal.

Veja as fotogalerias.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.