A Estação Náutica (EN) é uma rede de oferta turística náutica de qualidade que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e serviços relevantes para a atração de turistas, acrescentando valor aos territórios. Por isso, tornaram-se parceiros do Município a Capitania do Porto da Póvoa de Varzim, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, a União de freguesias Aver-o-Mar, Amorim e Terroso, a União de freguesias da Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, a Escola Secundária Eça de Queirós, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo- IPP, a FOR-MAR Centro de Formação profissional para o setor das pescas e do Mar, Clube Naval Povoense, os Golfinhos, Associação de Nadadores Salvadores, a Turilima-Empreendimentos Turísticos do Vale do Lima, S.A., a Varzim Sol, Turismo Jogo e Animação, S.A., o Alojamento Tapa, João Viana Unipessoal, Lda., a Escola de Surf & Bodyboard 4490,

A Fortaleza da Póvoa de Varzim, a Surfection Unipessoal, Lda., a Orbitur – Intercâmbio de Turismo,S.A. e os restaurantes 31 de janeiro, Farol, Marinheiro, Tourigalo, Mbrasa, Sailorman and Friends, Sushiedi e Velvet.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que “este projeto é mais uma forma de nos fazermos notar. Em 2019 aterram no Aeroporto Sá Carneiro dez milhões de pessoas e a Póvoa está apenas a 20 minutos. O Município e as empresas poveiras devem unir-se para criar ofertas de qualidade e para dar a conhecer de forma sustentada os seus recursos marítimos, rentabilizando-os e transformando-os numa alavanca fundamental da economia local”.

O edil sublinhou que “não é viável os hotéis e restaurantes precisarem de mais pessoas para trabalhar no Verão e de menos do dobro para trabalhar no Inverno. A sazonalidade é inevitável mas temos que fazer todos os esforços para a diminuir”. No entanto, Aires Pereira ressalvou que nenhum esforço público será suficiente se a comunidade empresarial não colaborar.

A Vereadora do Pelouro do Turismo, Lucinda Amorim, agradeceu a todas as empresas participantes neste projeto e lembrou que poderão vir a ser aceites e incorporadas nesta Parceria quaisquer entidades que pretendam vir a integra-se na Rede Estação Náutica da Póvoa de Varzim.