A sessão foi muito animada e dirigida a cerca de 30 crianças do Instituto Madre Matilde e da catequese da Igreja de S. José de Ribamar, incluindo uma sessão de leitura da obra, a cargo da Educadora Cláudia Ribeiro, e o visionamento de algumas ilustrações expostas no livro.

A apresentação da obra do antigo presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, que testemunhou o grande interesse suscitado junto das crianças pela leitura dinâmica e entusiasmante efetuada por Cláudia Ribeiro, bem como pela conversa que se seguiu com o autor Agostinho Fernandes, que demonstrou as grandes capacidades de comunicador intergeracional.

O momento do autor foi de grande aproximação com a plateia infantil, tendo Agostinho Fernandes conversado com as crianças ao mesmo nível, sentado no chão com elas, num diálogo motivador para o conto, a par de algumas memórias da sua infância.

Numa linguagem simples e familiar, Agostinho Fernandes falou da importância do rio e da água, das fábricas, das cidades, vilas e aldeias por onde passa, dos montes e dos campos, dos bichos, pássaros e plantas, da natureza e do equilíbrio que deve existir entre o Homem e a Natureza.

Este livro infanto-juvenil descreve-nos o rio Ave e muitas das regiões por onde ele passa, dando a conhecer também algumas das memórias associadas ao seu autor, mas também a tantos outros da sua geração. O tempo passa e, se determinados elementos paisagísticos se mantêm, não deixa também de ser verdade que certos elementos se transformam e algumas mudanças são irreversíveis.

No final, Agostinho Fernandes autografou os livros para as crianças.

Fotografias da atividade podem ser visualizadas aqui.