A frequentar um Curso de Educação e Formação (CEF) na área de Cuidados de Estética do Cabelo, as jovens participaram activamente nesta sessão, que teve como objectivo promover uma cultura mais empreendedora e familiarizar as participantes com os conceitos empresariais e incutir-lhes a predisposição para empreender.

Uma primeira apresentação serviu para explicar às jovens alunas o que é ser empreendedor, prestando igualmente informações sobre os apoios ou incentivos disponíveis e condições de acesso aos mesmos. Uma das ideias iniciais transmitidas é que ser empresário é mais do que ter uma ideia de negócio. É algo que exige motivação, persistência, conhecimento do mercado, capacidade de investimento, rigor, entre muitos outros factores. Por isso, quando se pensa em constituir um negócio, são muitos os passos que devem ser dados, começando na concepção e teste da ideia, passando por encontrar a equipa certa, elaborar um plano de negócio, dispor de capital, tratar da constituição legal do negócio, encontrar a localização acertada. Só depois se pode iniciar a actividade e, posteriormente, pensar no recrutamento de colaboradores.

E muita coisa pode correr mal. Calcular mal o mercado, subestimar a concorrência, investir de forma prematura ou avaliar mal os prazos são, apenas, alguns dos factores que podem levar ao fracasso e para os quais as alunas foram alertadas.

No entanto, e tendo em conta que um dos principais obstáculos ao desenvolvimento do empreendedorismo é a grande dificuldade que se tem em financiar o projecto, a par da existência de um clima económico e social pouco propicio à criação de empresas, da falta de informação sobre os passos a dar, do excesso de burocracia, das políticas fiscais e do medo de falhar, as alunas tomaram conhecimento sobre os vários programas que têm ao seu dispor na hora de criar o seu próprio negócio. Sistemas de incentivos, programas de crédito, o apoio prestado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional e até os programas de estágios profissionais foram algumas das ferramentas apresentadas.

No final da sessão foi ainda simulada uma eventual candidatura de um Cabeleireiro ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego.

Dada a importância deste projecto no que toca ao apoio do seu próprio emprego, a sessão despertou interesse não só entre alunas participantes, como também junto de pais e encarregadas de educação. Assim, e ainda sem data definida, ficou já prometida uma nova sessão do projecto “Cria o teu próprio emprego”, em horário pós-laboral.

No âmbito da Semana Europeia das PME 2010, o Investemais vai dinamizar mais sessões do projecto – no dia 27 na EB 2/3 de Beiriz, às 10h00 e na EB 2/3 de Aver-o-Mar  às 19h30; na EB 2/3 de Rates, a 1 de Junho, às 20h00.