A apresentação da obra e do seu autor estará a cargo do Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

As 108 crónicas que preenchem os cinco capítulos desta obra, integrada na coleção municipal “Na Linha do Horizonte – Biblioteca Poveira” (nº 29), constituem uma seleção de textos memorialísticos alusivos a temáticas poveiras que Armando Marques foi publicando na imprensa local sob as rubricas “Angulo Inverso”, “Memórias”, “O Passado no Presente” e “Arca de Memórias”. No último capítulo, intitulado “Outras Memórias”, foram integrados outros textos do autor alusivos a datas, locais, acontecimentos e personalidades relevantes da vida local do último século. As imagens que ilustram o livro evocam alguns desses ambientes.

Armando Marques, que nasceu na Póvoa de Varzim a 15 de Abril de 1929, é um decano do turismo, tendo estado ao serviço da autarquia  – como funcionário e como assessor –  e de uma agência de viagens. Este conhecido poveiro está ligado às principais associações locais e mantem há mais de 60 anos uma estreita ligação ao Rancho Poveiro, tendo contribuído para a sua promoção no estrangeiro e sobretudo junto das comunidades de poveiros emigrantes.