Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 13.10.2010 - Foi ontem inaugurada a exposição de Instrumentos Musicais Chineses, uma mostra patente no Posto de Turismo da Póvoa de Varzim até 31 de Outubro e que espelha a riqueza e diversidade que marcam o Património Cultural Chinês.

 

Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal, inaugurou a exposição na companhia de Liu Wenqiu, Conselheira Cultural da Embaixada da China, e de Paulo Sá Machado, responsável pela coordenação da itinerância pelo país desta exposição organizada pela Embaixada da China em Portugal. No acto da inauguração, e para além dos visitantes habituais, marcou presença uma turma do 4º ano da Escola EB1 dos Sininhos que teve assim, a oportunidade, de ouvir atentamente as explicações dadas sobre esta mostra.

Como referiu o Vereador, é com um certo orgulho que a Póvoa recebe esta exposição, que permite vislumbrar uma pequena mas mesmo assim rica faceta da Cultura Chinesa. E esta, ao atribuir à música um papel fundamental, cria instrumentos com características e sons muito próprios, que se destacam igualmente pelo seu valor decorativo, através de intricadas pinturas e gravuras.

Assim, até 31 de Outubro, os visitantes contam com painéis explicativos que ajudam a compreender esta exposição, que ora apresenta réplicas de peças encontradas em estações arqueológicas anteriores à era cristã, ora peças que testemunham a evolução ocorrida ao longo dos séculos, sendo ainda hoje utilizadas na música tradicional. Tradicionalmente os chineses classificam os instrumentos musicais com base nos materiais que os constituem, considerando-se oito tipos: Jin – ouro/metais; Shi – pedra Si – corda; Zhu – bambu; Pao – cabaça; Tu – terra/barro; Ge – couro; Um – madeira.

Assim, esta é uma exposição que vale mesmo a pena visitar! A entrada é gratuita. No portal municipal pode ver já algumas imagens da exposição.

 

 

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: Mercado Municipal

No Dia do Anjo, 10 de abril, e no feriado de 25 de abril, terça-feira, o Mercado Municipal estará encerrado.

Agradece-se a compreensão dos munícipes.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.