Afonso Oliveira, Vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal, inaugurou a exposição na companhia de Liu Wenqiu, Conselheira Cultural da Embaixada da China, e de Paulo Sá Machado, responsável pela coordenação da itinerância pelo país desta exposição organizada pela Embaixada da China em Portugal. No acto da inauguração, e para além dos visitantes habituais, marcou presença uma turma do 4º ano da Escola EB1 dos Sininhos que teve assim, a oportunidade, de ouvir atentamente as explicações dadas sobre esta mostra.

Como referiu o Vereador, é com um certo orgulho que a Póvoa recebe esta exposição, que permite vislumbrar uma pequena mas mesmo assim rica faceta da Cultura Chinesa. E esta, ao atribuir à música um papel fundamental, cria instrumentos com características e sons muito próprios, que se destacam igualmente pelo seu valor decorativo, através de intricadas pinturas e gravuras.

Assim, até 31 de Outubro, os visitantes contam com painéis explicativos que ajudam a compreender esta exposição, que ora apresenta réplicas de peças encontradas em estações arqueológicas anteriores à era cristã, ora peças que testemunham a evolução ocorrida ao longo dos séculos, sendo ainda hoje utilizadas na música tradicional. Tradicionalmente os chineses classificam os instrumentos musicais com base nos materiais que os constituem, considerando-se oito tipos: Jin – ouro/metais; Shi – pedra Si – corda; Zhu – bambu; Pao – cabaça; Tu – terra/barro; Ge – couro; Um – madeira.

Assim, esta é uma exposição que vale mesmo a pena visitar! A entrada é gratuita. No portal municipal pode ver já algumas imagens da exposição.