A participação poveira, chefiada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, assinalou-se ainda no período da manhã de sábado com a chegada ao porto de La Guardia da Lancha Poveira “Fé em Deus”. A nossa embarcação foi recebida ao som de foguetes e acompanhada por barcos de pesca e de desporto. Da parte da tarde, a pedido de um grupo de entusiastas pela navegação tradicional, a lancha fez um pequeno passeio ao longo da costa. O programa de sábado ficou rematado com a inauguração da exposição “Marcas de Pescadores – Póvoa de Varzim e A Guarda”, montada pelo Museu Municipal da Póvoa de Varzim nas instalações do Município local. Este ato contou com a presença de um numeroso público que para além de uma sessão oficial em que tomaram a palavra o Alcaide de La Guardia, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o representante da Associação “O Piueiro”, principal entidade promotora deste intercâmbio, contou também com uma apresentação do historiador Agustin F. Lourenzo e da Diretora do Museu da Póvoa, Deolinda Carneiro que fez, igualmente, a visita guiada à exposição. No domingo, dia 23, a delegação poveira acompanhou as cerimónias religiosas e, quer os tripulantes da lancha quer o Vice-Presidente, integraram a procissão em honra da Santa.

O culto venerado na capela alpendorada no monte do mesmo nome, na margem direita do rio Minho, é também uma referência para os pescadores poveiros. As relações entre as comunidades piscatórias da Póvoa e de La Guardia são ancestrais. Para além da afinidade profissional há também uma larga partilha de património cultural, com destaque para as marcas, as artes e a organização tradicional da pesca. As arribadas dos poveiros a terras galegas, seja na busca de proteção em dias de temporal, seja na procura de melhores mercados para o seu pescado, faz parte das nossas referências coletivas.

Deste intercâmbio com entidades de La Guardia, nomeadamente a Associação “O Piueiro”, tinha já resultado a exposição que a agora se apresenta na cidade galega, inicialmente patente no Museu da Póvoa. Estas iniciativas enquadram-se, também, nos preparativos da participação da Lancha Poveira “Fé em Deus” no XIV Encontro de Embarcações Tradicionais de Galiza que terá lugar neste povoado no ano de 2019, de 1 a 14 de julho.