Passar para o conteúdo principal

No fim-de-semana, 22 e 23 de setembro, tiveram lugar as festas de Stª Tecla, na cidade galega de La Guardia. A Póvoa de Varzim esteve presente no evento.

A participação poveira, chefiada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, assinalou-se ainda no período da manhã de sábado com a chegada ao porto de La Guardia da Lancha Poveira “Fé em Deus”. A nossa embarcação foi recebida ao som de foguetes e acompanhada por barcos de pesca e de desporto. Da parte da tarde, a pedido de um grupo de entusiastas pela navegação tradicional, a lancha fez um pequeno passeio ao longo da costa. O programa de sábado ficou rematado com a inauguração da exposição “Marcas de Pescadores – Póvoa de Varzim e A Guarda”, montada pelo Museu Municipal da Póvoa de Varzim nas instalações do Município local. Este ato contou com a presença de um numeroso público que para além de uma sessão oficial em que tomaram a palavra o Alcaide de La Guardia, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o representante da Associação “O Piueiro”, principal entidade promotora deste intercâmbio, contou também com uma apresentação do historiador Agustin F. Lourenzo e da Diretora do Museu da Póvoa, Deolinda Carneiro que fez, igualmente, a visita guiada à exposição. No domingo, dia 23, a delegação poveira acompanhou as cerimónias religiosas e, quer os tripulantes da lancha quer o Vice-Presidente, integraram a procissão em honra da Santa.

O culto venerado na capela alpendorada no monte do mesmo nome, na margem direita do rio Minho, é também uma referência para os pescadores poveiros. As relações entre as comunidades piscatórias da Póvoa e de La Guardia são ancestrais. Para além da afinidade profissional há também uma larga partilha de património cultural, com destaque para as marcas, as artes e a organização tradicional da pesca. As arribadas dos poveiros a terras galegas, seja na busca de proteção em dias de temporal, seja na procura de melhores mercados para o seu pescado, faz parte das nossas referências coletivas.

Deste intercâmbio com entidades de La Guardia, nomeadamente a Associação “O Piueiro”, tinha já resultado a exposição que a agora se apresenta na cidade galega, inicialmente patente no Museu da Póvoa. Estas iniciativas enquadram-se, também, nos preparativos da participação da Lancha Poveira “Fé em Deus” no XIV Encontro de Embarcações Tradicionais de Galiza que terá lugar neste povoado no ano de 2019, de 1 a 14 de julho.

Tópicos
Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.