Passar para o conteúdo principal

Póvoa de Varzim, 10.01.2011 - "Sempre tive a utopia e o gosto de um dia inaugurar este espaço.” A expressão foi proferida ontem, 9 de Janeiro, por José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, aquando da inauguração do Centro de Ocupação de Tempos Livres, em Aver-o-Mar.

 

Estiveram presentes na cerimónia, o executivo camarário e o Presidente da Junta de Freguesia de Aver-o-Mar, Carlos Maçães.

Foi com particular satisfação que o edil descerrou a placa deste espaço há muito desejado pelos averomarenses para ocupação dos seus tempos livres. José Macedo Vieira revelou que se sente especialmente feliz por esta ser já a segunda obra inaugurada este ano em Aver-o-Mar, freguesia a que está sentimentalmente ligado. A propósito, o autarca referiu a Escola de Refojos, que frequentou e há uma semana teve a honra de inaugurar após obras de remodelação e ampliação.

Quanto a intervenções futuras, José Macedo Vieira adiantou que a requalificação da Marginal de Aver-o-Mar vai ser uma realidade até ao final do ano e o Campo de Futebol e o Cemitério da freguesia também não serão esquecidos entre as prioridades do município.

Perante uma plateia de averomarenses que não hesitavam em transmitir o seu contentamento, o responsável pela freguesia fez questão de anunciar que a realização deste sonho só foi possível graças ao investimento e à boa vontade da Câmara Municipal. “Isto é para todos aqueles que queiram cá vir”, informou o Presidente da Junta dizendo que o espaço iria ser utilizado “por mais jovens e menos jovens” manifestando que pretendia que também os idosos usufruíssem deste local.

“Finalmente, a chaminé deita fumo.” afirmou Carlos Maçães enunciando que este Centro de Ocupação de Tempos Livres era o culminar de alguns investimentos que a autarquia tem feito, nomeadamente no Largo da Igreja, na Escola de Refojos, no alpendre para venda de peixe e no alargamento do Campo de Futebol.

Com vista para o mar, o Centro de Ocupação de Tempos Livres dos Pescadores resulta de um investimento de €99.538,64 por parte da autarquia. Está localizado no remate da rua da marginal de Aver-o-Mar, local que, de resto, é já ponto de encontro para os muitos pescadores, sobretudo os reformados, nos seus momentos de convívio.

A estrutura obedece a uma linguagem de construção que vai sobretudo de encontro à sua envolvente, através da utilização de materiais como a madeira, de forma a reduzir o impacto visual. Assim, a construção, bem como todo o seu interior, é em estacaria de madeira, fechada a vidro e coberta a camarinha de zinco. A estrutura é composta por uma sala de convívio e instalações sanitárias, prolongando-se para o exterior em estrado de madeira, que funcionará como uma esplanada aberta sobre o mar. Trata-se de um espaço que permite a contemplação de toda a paisagem envolvente, característica que sublinha a “aura” de tranquilidade que pretende ter. Conheça o espaço, aqui.

 

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.