O livro, escrito por Maria do Rosário Gama, António Betâmio de Almeida e Ângela Dias da Silva, tem prefácio de José Pacheco Pereira e aborda o desafio do envelhecimento em Portugal, país onde existem dois milhões de habitantes com mais de 65 anos, 586 mil dos quais com mais de 80 anos.

Como é ser velho, hoje, em Portugal? Esta obra pretende dar resposta a esta pergunta, pelos olhos dos três dirigentes da Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!), que percorreram o país, ouviram desabafos e apelos e acumularam relatos de solidão e desalento, mas também de realização, esperança e renovação. Neles se basearam os três autores na produção das histórias que fazem este livro.

A promoção do livro está a cargo da APRe!, Delegação do Norte e conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.