A iniciativa, promovida pela ANJE em parceria com o Gabinete Investemais da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, contou com a presença de Lucinda Delgado, Vereadora do Desenvolvimento Local.

A abordar os desafios do comércio eletrónico estiveram Paulo Barreto, country manager Portugal do Facebook, e Bruna Nunes, social commerce Facestore.

O responsável do Facebook em Portugal, Paulo Barreto, destacou o crescimento do número de utilizadores do Facebook em Portugal, principalmente a partir de dispositivos mobile. Do total de 5,2 milhões de pessoas que acedem à rede social por mês no país, há quatro milhões de utilizadores que entram na plataforma através de um smartphone ou tablet.

“No último ano as marcas deixaram de ter o estagiário a tratar das suas páginas no Facebook para ter já agências profissionalizadas.” Esta é uma das principais alterações da utilização da rede social pelas empresas portuguesas destacada por Paulo Barreto.

Bruna Neves revelou que a Facestore conta já com 15 000 clientes e transformar seguidores em clientes é o seu maior desafio.

Os participantes tiveram ainda oportunidade  de contactar com um estudo de caso. Pedro Pires, da Sticko, empresa que se dedica à produção de equipamentos para a utilização confortável de dispositivos mobile, partilhou a sua experiência de intervenção no mercado digital.

E com esta partilha de conhecimentos e experiências, os participantes puderam refletir sobre as últimas novidades e os mais recentes desafios suscitados pelo meio digital para a implementação e expansão de negócios.

Veja a fotogaleria.