A desfolhada é um trabalho agrícola em que se retira a espiga (ou maçaroca) da planta que se chama milho. Esta antiga tradição rural tem-se perdido com o passar dos anos, o que motivou a organização a divulgar a prática junto dos poveiros.

Antigamente, em outubro, as desfolhadas faziam parte do ciclo dos serões das aldeias. Segundo a tradição, adultos e crianças fazem uma roda à volta do milho, desfolhando-o à procura do milho rei, a espiga vermelha. Quando a pessoa que desfolha encontra esta espiga, tem que dar um abraço a todas as pessoas presentes.

A desfolhada termina sempre com uma festa, com comes e bebes, ao som do acordeão e de um baile. A Associação Desportiva e Recreativa Académico de Belém honrará a tradição com um grupo de Concertinas que animará o Diana-Bar, com músicas típicas deste dia festivo.

No final da “labuta”, homens e mulheres terão a oportunidade de confraternizar com um lanche, trocando experiências e costumes desta tradição rural.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.