A apresentação da obra estará a cargo de José Manuel Ribeiro.

DESTINO: SUL é o resultado editorial do projeto ‘De Cabo a Cabo’. Um projeto de viagens iniciado em 2009 e que tinha como primeiro objetivo, a realização de uma viagem overland entre os pontos mais norte da Europa e o mais sul de África.

Uma viagem que se realizou entre os meses de agosto de 2011 e março de 2012, e que agora vê chegada a sua publicação em livro.

DESTINO: SUL tem chancela das Edições Parsifal, sob o cunho editorial de Marcelo Teixeira – editor de nomes tão conceituados como Gonçalo Cadilhe, Tiago Salazar ou Miguel Sousa Tavares.

Marcelo Teixeira integrou, entre 2003 e 2012, os quadros da editora Oficina do Livro, tendo desempenhado as funções de coordenador-geral e, numa segunda fase, de coordenador-editorial. No âmbito das suas tarefas e atribuições, foi da sua responsabilidade a publicação de várias centenas de obras, tendo sido o editor de inúmeros autores de sucesso.

“A vontade de partir e conhecer novos lugares para compreender melhor o nosso próprio lugar no mundo, é dos mais antigos desejos do ser humano. Em paralelo, desde o seu aparecimento, há quase dois séculos, o comboio tem sido motivo de inspiração artística e operou uma revolução no quotidiano das sociedades. O fascínio que sempre exerceu no imaginário coletivo das populações, em qualquer parte do globo, mantém e atualiza a sua modernidade.

Por esta razão, não admira a opção privilegiada deste meio de transporte por Mateus Brandão para a realização de uma longa, corajosa e singular viagem, que percorre vinte países, três continentes e 25 mil quilómetros. Uma viagem na qual o autor, mais do que procurar as singularidades dos povos, pretendeu, sobretudo, conhecer as multiplicidades que cada ser humano traz dentro de si e constatar que o nosso lugar pode não coincidir com aquele onde nascemos. E no final perceber que, a cada etapa, o viajante regressa mais enriquecido e que, enquanto ser humano, está um passo mais perto da felicidade.” Marcelo Teixeira

A edição deste livro conta também com prefácio de Tiago Salazar, autor de As Rotas do Sonho, A Casa do Mundo, Viagens Sentimentais e apresentador do programa da RTP2 Endereço Desconhecido – entretanto transporto igualmente para livro.

“A massa de que é feito o viajante Mateus Brandão faz-se de palavras caras como dádiva, generosidade e coragem no sentido de não temer o outro como uma ameaça à sua idiossincrasia. […] Creio ser cá dos meus, um budista de Inverno, nudista de Verão, capaz de se entregar ao maior vício da viagem depois dela própria: ser um deles ou sentir como eles, aqueles que somos apenas nós vistos do outro lado do espelho.” Tiago Salazar in prefácio de DESTINO: SUL