Póvoa de Varzim, 10.03.2014 - A União Poveira de Karaté comemorou o Dia da Mulher com um Workshop de Defesa Pessoal, em colaboração com a PSP, que reuniu na tarde do último sábado mais de 300 mulheres no Pavilhão da Escola Secundária Rocha Peixoto.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim associou-se à iniciativa e o seu Presidente, Aires Pereira, fez questão de saudar as mulheres nesta ação de sensibilização e de convívio. “É uma jornada muito interessante, e tal como no ano passado, associamo-nos a esta iniciativa de uma associação poveira ligada às artes marciais e que também tem esta preocupação de sensibilizar para um problema da sociedade”, afirmou o autarca, salientando o êxito da atividade que reuniu mais de 300 mulheres, o que “significa que a nossa sociedade movimenta-se pelas boas causas”.
A ação teve um custo de 2,50€ que reverteu a favor do Espaço Família, um gabinete que funciona desde 2006 na Junta de Freguesia de Aver-o-Mar, liderado por Paula Alexandra. A coordenadora do gabinete fez questão de agradecer o apoio e, acima de tudo, “o reconhecimento do trabalho que é efetuado”.
Fernando Miranda, da UPK, mostrou-se satisfeito pelo elevado número de inscrições. No ano passado, a ação registou cerca de 170 presenças, mas no último sábado foram mais de 300 as mulheres que se inscreveram, mostrando a grande preocupação que têm em “sentirem-se seguras e também em prevenir os problemas de violência doméstica, um dos objetivos deste evento”, referiu Fernando Miranda.
A agente da PSP, Rosa Barbosa, dirigiu-se às mulheres presentes, deixando o alerta para a importância de todas as vítimas garantirem a sua “integridade física” e, em casos de violência doméstica, não hesitarem em se dirigir “às esquadras da PSP ou da GNR, onde existem agentes com formação específica e com sensibilidade para este tipo de atendimento”. A agente salientou que é um crime que, ultimamente, tem vindo a registar mais casos na fase de namoro e em idade cada vez mais jovem, pelo que toda a sociedade deve estar atenta. “A violência doméstica é um flagelo que, por vezes, termina em morte”.
Seguiu-se um momento mais descontraído com uma Aula de Zumba, pelo professor Ricardo Rodrigues, que agradou a todas as mulheres. O workshop de Defesa Pessoal foi dirigido pelos elementos da União Poveira de Karaté, que ensinaram técnicas no sentido de aumentar o sentimento de maior preparação e segurança para eventuais casos de agressão.