Mais logo, às 18h00, na sede da Junta de Freguesia, irá realizar-se a Sessão solene de Comemorações do Dia de Restituição do título de Vila a S. Pedro de Rates, onde se inclui a atribuição, por parte da Junta de Freguesia, da medalha de reconhecimento, grau Prata, ao Agrupamento de Escuteiros de S. Pedro de Rates, por serviços prestados à Comunidade.

Segue-se, às 19h00, a reabertura, após obras de valorização, do Núcleo de Apoio à Igreja de S. Pedro de Rates, com inauguração da Exposição “Trajes antigos de S. Pedro de Rates”.

No domingo, às 9h00, está prevista uma visita à exposição de trajes tradicionais de Rates no Núcleo Museológico e às 9h30 uma Caminhada pelo percurso do Ecomuseu.

Às 11h00, terá lugar uma Missa na Escola Agrícola Campo Verde, seguindo-se, às 12h00, um almoço convívio, no Parque Verde, onde a partir das 14h00, haverá animação, com jogos tradicionais, desportos radicais e atuações musicais, e ainda do Rancho Folclórico de Rates.