O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde (CHPVVC) organizou uma sessão de esclarecimento com o testemunho de três utentes operados naquele espaço e deu a conhecer os profissionais de saúde através de um vídeo onde as suas principais funções também era esclarecidas.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, afirmou que “a melhor forma para nós conseguirmos perpetuar o serviço hospitalar que hoje temos é dá-lo a conhecer às pessoas. Desde que o antigo Ministro da Saúde, Correia de Campos, iniciou a reorganização do setor, nomeadamente com o encerramento de vários serviços, quase não há semana em que não me perguntem sobre o eventual encerramento de um serviço ou especialidade no nosso Hospital. Até hoje, nada encerrou e até tivemos recentemente uma boa notícia: a criação de mais especialidades”. O autarca sublinhou que a sua principal preocupação é “dar aos profissionais o conforto e as notícias que permitam encarar o seu trabalho e a sua segurança profissional com a maior tranquilidade possível porque a instabilidade, para quem trabalha na área da saúde”. A Câmara Municipal disponibilizou um novo edifício, uma forma de “resolver a celeridade do tempo de espera pelas consultas externas e conseguir albergar mais serviços”. O Presidente da autarquia explicou que “à Câmara Municipal não chegam queixas do CHPVVC, facto que se deve aos profissionais que lá trabalham, quer sejam enfermeiros, médicos ou auxiliares. O nosso hospital é feito de mais de 600 profissionais”. Quanto à construção de um novo Centro Hospitalar, Aires Pereira lembrou que “o terreno já está escolhido e o projeto das acessibilidades já está feito, mas ninguém com bom senso espera que, nos próximos dez anos, seja construído esse edifício. Mas temos condições para manter a nossa e continuar a melhorar. Construir hospitais é a coisa mais fácil do mundo, no entanto, dotá-los de profissionais competentes é algo que demora muito tempo. O nosso hospital não nasceu ontem. Levará muito tempo até que essa unidade alcance este nível de exigência que hoje tem o nosso hospital”.

Isabel Rocha, do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, explicou que: “decidimos sair fora de portas e mostrar o trabalho dos enfermeiros dentro do bloco operatório. Muitas vezes, os doentes são operados e desconhecem os passos que colaboram para o sucesso das cirurgias. Por trás do êxito de cada intervenção está uma equipa, na qual estão inseridos os enfermeiros perioperatórios”. Estes são os responsáveis pela identificação das necessidades individuais do doente, em contexto peri-operatório, por organizar os restantes membros da equipa de enfermagem, gerir e partilhar informação necessária e pertinente relativa ao doente e ao ambiente com a restante equipa multiprofissional, controlar o tempo, controlar e limitar a circulação de pessoas no decurso do ato cirúrgico, providenciar materiais adequados e o equipamento necessário ao tipo de cirurgia, e verificar a sua correta funcionalidade.

“Os enfermeiros são uma peça fundamental e, muitas vezes, não lhes é atribuído o devido reconhecimento porque passam despercebidos”, desabafou Isabel Rocha. “É isso que pretendemos efetuar hoje. Mostrar quem somos por trás das máscaras de trabalho: que também temos alegrias, tristezas e que há um grande espírito de grupo entre todos os profissionais de saúde”. No CHPVVC existem 27 enfermeiros perioperatórios que participam em mais de três mil cirurgias por ano.